::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
27/08/2025  - CNMP: Ouvidoria das Mulheres lança cartilha que responde às dúvidas mais frequentes de mulheres em situação de violência
 
CNMP

Publicação foi elaborada em parceria com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina

Quais os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha? Onde buscar ajuda ou denunciar a violência? Como funcionam as medidas protetivas? Como o Ministério Público pode ajudar? Essas e outras dúvidas são respondidas na cartilha “20 questões essenciais que toda mulher em situação de violência precisa saber: conhecer seus direitos é o primeiro passo para romper o ciclo da violência”. A obra, lançada nesta quarta-feira, 27 de agosto, é uma iniciativa da Ouvidoria das Mulheres, canal especializado da Ouvidoria Nacional do Ministério Público, em parceria com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

A cartilha foi idealizada pela ouvidora nacional do Ministério Público e conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ivana Cei (foto), e pela procuradora-geral de Justiça do MPSC, Vanessa Cavallazzi.

A publicação, que possui 28 páginas, foi desenvolvida para oferecer respostas claras e acolhedoras às dúvidas mais recorrentes de mulheres em situação de violência, tendo como base a Lei Maria da Penha e a atuação do Ministério Público. O material reúne informações seguras e acessíveis sobre direitos, formas de violência, caminhos de denúncia, medidas protetivas e serviços públicos disponíveis, reafirmando o compromisso institucional com a proteção, a dignidade e a justiça.

A obra viabiliza, também, acesso aos QRs Codes que permitem ler o texto da Lei Maria da Penha e entrar em contato com a Ouvidoria Nacional do MP e com a Ouvidoria do MPSC.

Selo Respeito e Inclusão

A cartilha “20 questões essenciais que toda mulher em situação de violência precisa saber: conhecer seus direitos é o primeiro passo para romper o ciclo da violência” recebeu o selo Respeito e Inclusão no Combate ao Feminicídio, que certifica e reconhece as unidades do Ministério Público que se destacam em ações de combate ao feminicídio.

O selo faz parte da campanha “MP em ação: fortalecimento do Ministério Público brasileiro no combate ao feminicídio – respeito e inclusão", lançada em novembro de 2024 pela Corregedoria Nacional do Ministério Público e pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). O objetivo é promover a conscientização sobre a Lei Maria da Penha, as medidas protetivas e a importância do envolvimento da sociedade no combate à violência doméstica e ao feminicídio.

Veja aqui a cartilha.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT