::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
05/05/2025  - TJMT: Corregedoria coordena força-tarefa para intensificar sessões de Júri em Cuiabá
 
TJMT

Teve início nesta segunda-feira (05 de maio), a nova etapa do Programa Mais Júri, coordenado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso. A ação ocorre até 11 de julho na 1ª Vara Criminal de Cuiabá e tem como meta reduzir o acúmulo de processos relacionados a crimes dolosos contra a vida.

A força-tarefa mobiliza 10 juízes colaboradores e servidores da Central de Processamento Eletrônico (CPE), com apoio da Presidência do TJMT, do Ministério Público e da Defensoria Pública. Estão previstas 76 sessões do Tribunal do Júri nesse período.

“O Programa Mais Júri reforça o compromisso do Judiciário com a celeridade e a efetividade na resposta a crimes contra a vida, promovendo pacificação social e fortalecimento do sistema de justiça penal”, destaca o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote.

O juiz auxiliar Jorge Alexandre Martins Ferreira atua como coordenador da ação, responsável pela distribuição dos processos aos magistrados colaboradores e pelo relatório final de resultados. A lista de juízes e servidores convocados foi publicada em portaria da CGJ.

“Nosso foco é garantir que os julgamentos ocorram com regularidade e dentro de um prazo razoável. A força-tarefa atua para dar vazão ao acervo acumulado, sem abrir mão da qualidade das decisões. O Mais Júri é uma resposta do Judiciário para assegurar a efetividade do processo penal e o respeito aos direitos das vítimas e dos acusados”, afirma o juiz auxiliar.

A iniciativa integra o esforço do Judiciário para assegurar o direito à duração razoável do processo e atender critérios do Prêmio CNJ de Qualidade, que avalia a produtividade das unidades e a realização de mutirões no Mês Nacional do Júri. O programa surgiu após os impactos da pandemia nas sessões presenciais, que resultaram em represamento de pautas.

Juízes colaboradores do Programa Mais Júri em Cuiabá: Anderson Fernandes Vieira; Daniel Campos Silva de Siqueira; Edna Ederli Coutinho; Lawrence Pereira Midon; Leonardo Lucio Santos; Luiz Antônio Muniz Rocha; Maurício Alexandre Ribeiro; Paula Tathiana Pinheiro; Pierro de Faria Mendes; e Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto.

Programa: O Mais Júri teve início em 2023 com a Comarca de Cuiabá sendo a piloto. Na época, 240 processos estavam aptos ao Tribunal do Júri. Em 2024, houve a expansão do programa para as comarcas de Sorriso, Várzea Grande, Barra do Bugres, Diamantino e Marcelândia. Mais de 800 sessões de julgamento foram realizadas. Em Cuiabá foram 188 sessões realizadas, destas 17 foram dedicadas a processos da Operação Mercenários, que culminaram em 885 anos de condenação para nove dos 14 réus envolvidos.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT