::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
14/11/2025  - Comissão do CNMP atualiza manual de atuação do Ministério Público em casos de feminicídio
 
CNMP

Manual será lançado, oficialmente, durante Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial, marcado para os dias 4 e 5 de dezembro

A Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) concluiu a revisão, a ampliação e a atualização do Manual de atuação do Ministério Público em casos de feminicídio. O comunicado foi feito pelo presidente da CSP, conselheiro Jaime de Cassio Miranda (na foto, primeiro à esquerda), na última terça-feira, 11 de novembro, quando foi realizada a 17ª Sessão Ordinária de 2025.

O manual será lançado oficialmente durante o Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, marcado para os dias 4 e 5 de dezembro, na sede do Conselho, em Brasília.

No comunicado ao Plenário, o conselheiro Jaime de Cassio afirmou que o trabalho “representa um marco na consolidação de diretrizes jurídicas e operacionais que orientam a atuação ministerial diante da mais extrema forma de violência de gênero. Revisado à luz da Lei n.º 14.994/24, o manual reafirma o compromisso do Ministério Público com a defesa da vida das mulheres, com a igualdade de gênero e com a efetividade dos direitos humanos, fortalecendo o papel institucional na prevenção, investigação e responsabilização dos crimes de feminicídio”.

O conselheiro destacou que a nova edição do manual contou com a colaboração das promotoras de Justiça Fernanda Balbinot (MPGO) - coordenadora dos trabalhos – Bianca Stella Barroso (MPPE), Claudia Regina Garcia (MPES), Fabíola Sucasas (MPSP) e Simone Sibilio do Nascimento (MPRJ), além do promotor de Justiça Emmanuel Levenhagen (MPMG). “A todos que contribuíram com dedicação, sensibilidade e rigor técnico, emprestando, em especial, sua experiência prática e compromisso com a causa, expresso meu mais profundo reconhecimento. O resultado é uma obra que alia densidade jurídica, atualização legislativa e compromisso humanitário, refletindo o olhar atento do Ministério Público às realidades das mulheres brasileiras”, complementou Jaime de Cassio.

O presidente da CSP concluiu que a revisão do manual “não é apenas uma atualização normativa: é um ato de renovação institucional e de reafirmação dos valores que nos orientam. Em um País que ainda registra números alarmantes de feminicídios, o fortalecimento das ferramentas de atuação do Ministério Público é essencial para transformar o cenário de violência estrutural que atinge tantas mulheres”.

Encontro nacional

O Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública ocorrerá nos dias 4 e 5 de dezembro, na sede do CNMP, em Brasília, e será transmitido, em tempo real, pelo canal oficial da instituição no YouTube. As inscrições devem ser feitas pelo sistema de eventos do CNMP.

O evento reunirá especialistas para debater desafios e soluções nas áreas de execução penal, fiscalização da atividade policial e políticas de segurança. A iniciativa é destinada a membros, servidores, estagiários do Ministério Público e integrantes de outros órgãos dos Sistemas de Justiça e de Segurança Pública. Entre os palestrantes já confirmados estão o promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo Rogério Sanches e o procurador regional da República Douglas Fischer, que trarão análises e experiências de destaque no tema.

A programação completa será divulgada em breve. Informações adicionais podem ser adquiridas pelo-mail csp@cnmp.mp.br.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT