::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
25/08/2025  - CNJ promove webinário sobre proteção de crianças e adolescentes ameaçados de morte
 
Agência CNJ de Notícias

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, nesta terça-feira (26), das 9h às 12h, o webinário Infâncias Protegidas: PPCAAM e o Judiciário. A atividade integra as ações do Fórum Nacional da Infância e da Juventude (Foninj), sob a coordenação do gabinete da conselheira Renata Gil, por meio do Programa Justiça Plural, uma iniciativa de cooperação internacional entre CNJ e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O encontro tem como objetivo fortalecer a atuação de profissionais do sistema de justiça e da rede de proteção na defesa de crianças e adolescentes sob ameaça. Durante o encontro, será lançado o Sumário Executivo do Manual da Resolução CNJ n. 498/2023, documento que apresenta diretrizes práticas e jurídicas para a proteção de crianças e adolescentes, especialmente em situações de transferência intermunicipal ou interestadual para os serviços de acolhimento.

“O webinário é uma oportunidade de aproximar ainda mais o Judiciário das redes de proteção e de reafirmar que a defesa das infâncias em risco é uma prioridade do sistema de justiça. A Resolução n. 498/2023 traduz em diretrizes concretas a proteção integral prevista na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Nosso objetivo é que esses instrumentos cheguem ao cotidiano das decisões judiciais”, afirma a conselheira.

A programação é voltada a magistradas e magistrados, servidoras e servidores do Judiciário, equipes técnicas, corregedorias, integrantes e membros dos Conselhos Gestores do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM).

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário on-line. O acesso ao evento será realizado pela plataforma Microsoft Teams e o link será enviado diretamente às pessoas inscritas.

Programa Justiça Plural

O programa Justiça Plural, iniciativa do CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), busca fortalecer as capacidades do Poder Judiciário na promoção dos direitos humanos e socioambientais e na ampliação do acesso à Justiça por populações estruturalmente vulnerabilizadas.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT