::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
21/03/2024  - STJ: Decisão genérica que proíbe réu de ir ao júri com roupas civis é nula
 
Site Conjur

A utilização de roupas sociais pelo réu durante seu julgamento pelo Tribunal do Júri é um direito que só pode ser suprimido diante de elementos concretos que indiquem o risco que essa medida causaria.

Com esse entendimento, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça concedeu a ordem em Habeas Corpus em favor de um homem acusado de homicídio qualificado que foi ao Plenário do júri com roupas prisionais.

O pedido para ser julgado com roupas civis foi indeferido pelo juiz presidente do júri porque ele entendeu que não haveria prejuízo à defesa.

A decisão esclareceu que o uniforme prisional “tem várias funções, que vão do trato isonômico dos custodiados a questões de higiene no cárcere e para melhor identificação em casa de fuga”, e citou escolta policial reduzida no local.

Relativização de direito

Ao STJ, a defesa sustentou que não se pode relativizar o direito do réu a um julgamento justo e imparcial sem a existência de uma causa preponderante. Relatora da matéria, a ministra Daniel Teixeira deu razão ao pleito.

O voto cita posição do colunista da revista eletrônica Consultor Jurídico Lênio Streck segundo a qual o Tribunal do Júri é um ritual, com uma série de simbolismos que são levados em conta pelo jurado para tomar a decisão final.

Para a ministra Daniela, a decisão não aponta um risco concreto de fuga, mas apenas de modo geral e hipotético a insuficiência de vigilância naquele fórum.

“A utilização de roupas sociais pelo réu durante seu julgamento pelo Tribunal do Júri é um direito e não traria qualquer insegurança ou perigo, tendo em vista a existência de ostensivo policiamento nos Fóruns do Estado.” A votação foi unânime.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT