::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
13/03/2024  - MPRJ requer que ex-bombeiro Maxwell Corrêa seja levado a júri popular pela morte de Marielle e Anderson
 
MPRJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Força-Tarefa do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado para o caso Marielle Franco e Anderson Gomes (GAECO/FTMA), apresentou alegações finais na ação penal movida contra o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, o Suel, para que ele seja julgado por júri popular pela morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Ele também responde pela tentativa de homicídio de Fernanda Gonçalves Chaves e pela receptação do veículo Cobalt usado no crime, ocorrido no dia 14 de março de 2018.

Nas alegações finais, o GAECO/FTMA também requereu a manutenção da prisão preventiva do réu em presídio federal de segurança máxima. Suel é apontado como partícipe do plano do assassinato e por ter monitorado a rotina da vereadora, além de ter ajudado Ronnie Lessa e Élcio Queiroz no desmanche do carro usado no crime e sumiço das cápsulas da munição. Maxwell Simões Corrêa foi preso em 24/07/23, na Operação Élpis, em razão de mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça a pedido pelo MPRJ ao oferecer a denúncia. Suel está preso em uma unidade fora do estado.

O GAECO/FTMA requer que Suel seja julgado pelo Tribunal do Júri e condenado por três homicídios qualificados, dois consumados e um deles na forma tentada, todos praticados mediante emboscada. No que se refere à vítima Marielle Franco, a outra qualificadora apontada é a motivação torpe e, em relação às vítimas Anderson Gomes e Fernanda Chaves, a prática dos crimes para assegurar a impunidade do assassinato da vereadora.

Outro trecho do documento ressalta que a participação de Suel na empreitada criminosa prosseguiu na medida em que, sempre seguindo plano previamente ajustado entre os envolvidos, “além de fornecer inegável ajuda aos executores para a obtenção de uma nova placa, bem como para a troca, destruição e desaparecimento daquela que anteriormente guarnecia o automóvel, juntamente com algumas das cápsulas dos projéteis, foi ele o responsável por contactar o indivíduo que fez desaparecer o Chevrolet Cobalt utilizado na empreitada”, destaca o GAECO/FTMA.

Relembre o caso

O nome de Maxwell foi citado pelo ex-PM Élcio de Queiroz em delação premiada com a PF e com o MPRJ, ocasião em que deu detalhes do atentado. Élcio segue preso desde 2019, assim como o ex-policial reformado Ronnie Lessa, ambos denunciados pelo GAECO/MPRJ como executores. Na delação, Élcio confessou que dirigiu o carro usado no ataque e confirmou que Ronnie Lessa fez os disparos. Maxwell teria ajudado a monitorar os passos de Marielle e participado, um dia após o crime, da troca de placas do veículo Cobalt, usado no assassinato, se desfeito das cápsulas e munições usadas, assim como providenciado o posterior desmanche do carro.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT