::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
18/10/2021  - TJSC: “Pessoas morrem por serem negras, mulheres ou gays. Isso precisa mudar”, diz juiz
 
TJSC

Santa Catarina tem apenas quatro juízes negros, um deles é Edison Alvanir Anjos de Oliveira Júnior. Ele e a professora Grazielly Alessandra Baggenstoss palestraram na 2ª edição do Seminário e Mostra de Pesquisas de Enfrentamento das Violências contra as Mulheres (VCAM), evento que reuniu especialistas do Brasil e do exterior, começou na quarta-feira e terminou na sexta (15). Em pauta, o racismo e as questões étnico-raciais. A servidora do PJSC e assistente social Ellen Caroline Pereira fez a moderação do debate.

Integrante do Grupo de Trabalho Diversidades do TJSC, o magistrado falou sobre os espaços predeterminados a cada grupo na sociedade. “O Brasil no qual vivemos foi formado por três grupos: os invadidos, o invasor e os trazidos.” Os invadidos são os povos nativos, o invasor é o branco europeu e os trazidos são as pessoas negras provenientes da África. Para ele, cada grupo teve e ainda tem um lugar definido: o invasor, na casa grande; o invadido, no mato; e o trazido, na senzala. “Toda esta ordem tem como base o racismo estrutural”, afirmou. “Todo dia, a toda hora, as pessoas morrem por serem negras, serem mulheres, serem gays, e isso precisa mudar”.

Segundo ele, a história de todos esses grupos é contada por um só, os brancos. Em muitas apostilas escolares, o índio é retratado deitado numa rede, o negro como escravo, geralmente vítima de maus-tratos, e o branco como conquistador. “Esse tipo de história tem o objetivo de manter a sociedade como está.”

A professora Grazielly, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Direito, Subjetividade e Política (Dispolítica), da UFSC, abordou o enfrentamento da homotransfobia e avanços na legislação brasileira. Para ela, “falar sobre LGBTfobia é falar sobre a violência que um grupo da nossa sociedade sofre por não cumprir determinadas normas de existência, convivência e afetividade”. “Estas pessoas acabam relegadas para um plano de não ser.” De acordo com ela, os avanços na legislação – decisão histórica do STF, convenções, normativas, orientações internacionais – mostram como é necessário olhar institucionalmente esta violência, mas ainda há muitos obstáculos. “Precisamos instrumentalizar melhor nosso sistema de justiça”, afirmou.

A assistente social Ellen, por sua vez, pontuou que o racismo, a homofobia e a transfobia são parte de “uma estrutura social histórica, conectada com os valores patriarcais que a reproduzem”. Segundo ela, essas estruturas são a base das formas de discriminação e de preconceito e evidenciam as desigualdades da nossa sociedade e da nossa história.

A 2ª edição do seminário teve como tema “O papel do sistema de justiça na promoção da igualdade de gênero e das diversidades”. Estiveram em pauta os avanços na legislação, racismo e questões étnico-raciais, enfrentamento da homofobia/transfobia e as experiências pioneiras com homens autores de violência entre outros assuntos.

O evento foi organizado pela Cevid, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Direito, Subjetividade e Política (Dispolítica), o Grupo de Estudos e Pesquisas Margens/UFSC, do Programa de Mestrado Profissional em Direito da UFSC, e a Associação Catarinense das Assistentes Sociais do Poder Judiciário (Acaspj), além de contar com o apoio da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg).

A palestra está disponível na íntegra no canal do PJSC no YouTube, neste link: www.youtube.com/watch?v=I_wk0sIMgA4 .

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT