::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
15/10/2021  - MPRO consegue condenação em júri por feminicídio em Porto Velho
 
MPRO

O Ministério Público de Rondônia, por meio da 37ª Promotoria de Justiça, obteve a condenação de Alcicleudo Ferreira Paiva a 26 anos de reclusão, por jogar gasolina em sua sogra e sua enteada de apenas 12 anos, com a intenção de matá-las. No julgamento, as teses apresentadas pelo MP foram acatadas pelos jurados, o que levou o réu à condenação por feminicídio. O Júri aconteceu dia 23 de setembro, em Porto Velho.

Em plenário, o Ministério Público de Rondônia, representado pela Promotora de Justiça Lisandra Vanneska Monteiro Nascimento Santos, sustentou a tese de feminicídio, que foi acatada pelos jurados, levando o réu à condenação.

Alcicleudo também fez ameaças a elas, à ex-mulher e ao cunhado. Pelas duas tentativas de homicídio, o réu foi condenado a 26 anos de reclusão, a ser cumprido em regime inicial fechado. Pelas quatro ameaças, a condenação foi de 5 meses e 5 dias.

O crime aconteceu em 2019, no bairro Jardim Santana, em Porto Velho. A então companheira de Alcicleudo narrou que, ao perceber o marido ingerindo bebida alcoólica, decidiu ir dormir com a filha na casa da vizinha, e que em determinada hora da madrugada ouviu barulhos. Por receio de entrar em casa sozinha, chamou a mãe, o irmão e a filha. Nos autos consta que Alcicleudo surpreendeu as vítimas jogando gasolina e acendendo as chamas com um isqueiro. Segundo apurado, o réu tinha comportamento violento quando bebia.

Ainda de acordo com a sentença de pronúncia, Alcicleudo ameaçou as quatro pessoas de morte quando saísse da prisão. As investigações apontaram que ele já havia sido condenado por violência doméstica, e, portanto, a reincidência agravou a condenação. Outras qualificadoras do crime foram emprego de fogo e recurso que dificultou a defesa da vítima.

O Tribunal do Júri decidiu pela absolvição de tentativa de homicídio apenas contra o cunhado e condenou o réu pela tentativa de feminicídio no contexto de violência doméstica.

O Ministério Público de Rondônia conta com Promotorias de Justiça com atribuições criminais e/ou junto ao Tribunal do Júri em cada comarca do Estado.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT