::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
24/05/2019  - Audiência pública na Câmara dos Deputados debate prisão imediata após condenação pelo júri
 
Murilo Souza - Agência Câmara

A intenção de alterar a legislação penal para que o réu condenado por sentença do tribunal do júri saia preso do julgamento colocou em lados opostos (quinta-feira 23), em audiência pública na Câmara dos Deputados, advocacia, promotoria e magistratura.

O tribunal do júri, ou júri popular, é o órgão do poder Judiciário responsável pelo julgamento de crimes intencionais ou premeditados contra a vida. O tribunal é presidido por um juiz de direito e composto por cidadãos comuns convocados a participar do julgamento e, ao fim dele, declarar se o réu é inocente ou culpado.

Para o promotor de Justiça em Mato Grosso Renee do Ó Souza, a decisão do tribunal júri revela a maneira como sociedade enxerga o crime, e por esse motivo tem mais credibilidade do que qualquer outro tribunal do poder judiciário:

"Para a população em geral é necessário que ela mantenha a crença de que o sistema de Justiça funciona para encarcerar aqueles que violam o bem jurídico mais importante de uma sociedade, que o direito à vida."

A execução imediata da pena após condenação pelo tribunal do júri está prevista no chamado pacote anticrime e anticorrupção, que foi enviado ao Congresso pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e por uma comissão de juristas liderada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes (PLs 882/19, 10372/18 e 10373/18).

Especialista em política criminal, Fábio Simantob, que participou do debate promovido pelo grupo de trabalho que analisa o pacote anticrime, ressaltou que os projetos preveem regras diferenciadas para julgamento de crimes cometidos por policiais pelo tribunal do júri:

"Quando senta no banco dos réus um agente público acusado de violência policial, o pacote deixa de confiar no tribunal do júri, porque passa a prever hipóteses em que o juiz é obrigado a absolver. Porque ele não quer deixar o jurado decidir."

Um dos dispositivos do pacote anticrime estabelece que o juiz poderá reduzir a pena até a metade ou deixar de aplicá-la se o excesso cometido por policial atuando em legítima defesa decorrer de medo, surpresa ou violenta emoção.

Relator do grupo de trabalho, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) reconheceu que o pacote sozinho não resolve o problema da segurança pública, mas defendeu as alterações como ação emergencial. Ele entende que investimentos em educação demoraram 30 anos para fazer efeito. Segundo ele, nesse período, 2 milhões de pessoas podem ser assassinadas no Brasil:

"E a curto prazo A única solução que nós temos é o endurecimento da lei penal não na outra forma o ser humano entende e o marginal é tudo menos bobo como eu costumo dizer ele pesa para ver se o crime compensa ou não compensa."

Coordenadora do grupo de trabalho, a deputada Margarete Coelho (PP-PI) adiantou que após a realização da última audiência pública, marcada para a próxima terça-feira (28), convocará os integrantes do colegiado para começar a trabalhar em um texto que harmonize o conteúdo dos projetos com o resultado dos debates.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT