::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
29/06/2017  - Começa o I Encontro Nacional do MP do Tribunal do Júri
 
CNMP

Na manhã desta quinta-feira, 29 de junho, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, em Brasília-DF, teve início o I Encontro Nacional do Ministério Público do Tribunal do Júri. A finalidade do evento, que tem duração de dois dias e é destinado exclusivamente a membros do Ministério Público da União e dos Estados, é debater temas relevantes sobre o Tribunal Popular, estimular a produção de teses jurídicas e propiciar o aperfeiçoamento profissional.

Um dos componentes da mesa de abertura foi o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), promotora do evento, Esdras Dantas de Souza. “Dou as boas-vindas a todos os presentes. É de fundamental importância que haja pessoas que nos ajudem quando temos a ideia de realizar um grande encontro”, falou.

O conselheiro também agradeceu aos presentes em nome do presidente do CNMP, Rodrigo Janot, e destacou a grande busca por inscrições no evento. “A procura foi tanta que fomos obrigados a desistir de realizar o encontro no auditório do Conselho e trazê-lo para a Procuradoria-Geral de Justiça Militar”, disse. O auditório onde está sendo realizado o evento possui capacidade para 330 participantes.

Outro conselheiro do CNMP a ter voz na mesa de abertura foi Antônio Duarte. “Enalteço a sensibilidade dos temas que têm sido discutidos pela UNCMP”, falou. Ele também aproveitou para elogiar a condução da referida unidade de capacitação por Esdras Dantas de Souza. “Ele tem noção da importância do papel do Ministério Público e tem nos ajudado a aprimorar a instituição Brasil afora. O encontro de hoje é uma belíssima iniciativa”, finalizou Duarte.

Para representar a instituição que recebe o evento, esteve presente à mesa de abertura o procurador-geral de Justiça Militar, Jaime Cassio Miranda. “Parabenizo a UNCMP por essa espetacular iniciativa que nos dá a oportunidade de discutir um pouco mais o Tribunal do Júri, que é um assunto de extrema paixão, capaz de trazer tantas pessoas para cá nesta manhã”, disse.

Quem também participou da abertura oficial do evento foi o promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso e presidente da Confraria do Júri, César Danilo Ribeiro de Novais. Segundo ele, “hoje é um dia histórico no âmbito da UNCMP e do CNMP. O Conselho já realizou vários encontros sobre diversos temas relacionados ao Ministério Público, mas ainda não tinha feito acerca de sua espinha dorsal e vitrine, que é o Tribunal do Júri. A Confraria está honrada por apoiar o evento”, afirmou o promotor de Justiça.

A mesa de abertura também recebeu a presença do procurador-geral de Justiça do Estado de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, e do procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) Edilson Mougenot Bonfim, responsável pela primeira palestra do evento.

Clique aqui para ver a programação completa dos dois dias de evento.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT