::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
28/04/2017  - STF: Desclassificação de homicídio doloso para culposo é incompatível com a via do habeas corpus
 
STF

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou inviável a apreciação (negou seguimento) do Recurso Ordinário em Habeas Corpus (RHC) 139012, em que a defesa de Cassio Luquian Teixeira Lucas, que irá a júri popular após atropelar e matar mãe e filha na capital paulista, pedia a desclassificação do crime de homicídio doloso (quando há intenção de matar) para culposo (involuntário). Após ingerir bebida alcoólica, Cassio avançou o sinal vermelho acima da velocidade da via, atropelando a professora mineira Nadia Prancic, sua filha Izabela, de oito anos, e sua mãe, Esterina Prancic, de 64 anos, que sobreviveu. O triplo atropelamento ocorreu na manhã de 25 de janeiro de 2010.

Cassio Luquian será julgado sob acusação de homicídio doloso (consumado e tentado) na modalidade eventual porque, segundo o Ministério Público do Estado de São Paulo, assumiu o risco de produzir o resultado ‘morte’ ao conduzir veículo automotor embriagado, em velocidade incompatível com a via, no momento em que as vítimas atravessavam sobre a faixa de pedestres, com o semáforo livre para elas. Ele foi preso em flagrante por guardas civis metropolitanos que estavam nas imediações.

No recurso ao STF, a defesa alegou que houve tipificação errônea de sua conduta. Acrescentou que a quantidade de bebida alcoólica ingerida estava dentro do limite legal e que não haveria provas nos autos de que ele conduzia acima da velocidade permitida. Alegou, ainda, que seria incompatível o reconhecimento de dolo eventual e a prática de homicídio na forma tentada (quanto à vítima Esterina Prancic), pois no dolo eventual, como não há vontade diretamente dirigida à produção do resultado, é incompatível a figura da tentativa, já que o propósito do agente não se direciona à consecução de um crime, mas somente ao risco de produzi-lo. A defesa pediu a desclassificação do delito de homicídio doloso (consumado) para culposo e do delito de homicídio tentado para lesão corporal culposa.

Em sua decisão, o ministro Fux afirmou que o STF tem o entendimento de que “a pretensão da desclassificação do homicídio doloso para o culposo tem como consectário lógico o exame do elemento subjetivo do tipo penal, espécie de valoração incompatível com a via do habeas corpus por demandar incursionamento na moldura fática delineada nos autos”. Observou ainda que o exame relativo ao estado de embriaguez ou não do condutor, bem como à velocidade na qual trafegava, exigem, da mesma forma, apreciação de peculiaridades fáticas. “Deveras, o habeas corpus é ação inadequada para a valoração e exame minucioso do acervo fático probatório engendrado nos autos. Destarte, não se revela cognoscível a insurgência que não se amolda à estreita via eleita”, concluiu Fux.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT