::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
09/10/2015  - MT: Juízes substitutos têm aula de Tribunal do Júri
 
Ana Luíza Anache - TJ-MT

Com experiência de mais de 20 anos presidindo sessões do Tribunal do Júri, a desembargadora corregedora Maria Erotides Kneip foi convidada para falar desse tema aos juízes substitutos do Poder Judiciário de Mato Grosso. A aula, que integra o curso de formação dos novos juízes antes do início dos trabalhos nas comarcas, ocorreu nesta quarta-feira (7 de setembro), durante todo o dia, na Escola da Magistratura (Esmagis).

A disciplina foi dividida entre aula teórica e prática. Pela manhã, os 26 magistrados aprenderam como ocorre a preparação, o andamento e o encerramento de uma sessão de julgamento popular. Eles receberam material de apoio com um roteiro de Tribunal de Júri, desde a instalação, passando pela escolha e sorteio dos jurados, oitiva de testemunhas, interrogatório do réu, debates entre acusação e defesa, votação na sala secreta, até a leitura da sentença.

À tarde, eles fizeram a simulação de um julgamento. Divididos entre jurados, testemunhas, réu, advogados e promotores, os juízes substitutos vivenciaram na prática a experiência do Tribunal do Júri. Eles trabalharam em cima de um caso real, de um crime acontecido em Várzea Grande. A sessão foi presidida pela corregedora e terminou com a condenação do réu. Durante a prática, Maria Erotides Kneip contou experiências e casos vivenciados por ela em mais de duas décadas. Os magistrados fizeram perguntas e esclareceram dúvidas.

Para o juiz Jean Paulo Leão Rufino, a aula foi bastante proveitosa. “Com o curso de formação, estamos nos aprimorando a cada dia. A simulação do júri foi enriquecedora e nos ajudou muito a praticar o que viveremos na unidade jurisdicional em que vamos atuar. A desembargadora Maria Erotides tem grande bagagem e conhecimento em tribunal do júri, não teria jeito mais proveitoso de experimentarmos essa dinâmica. Além disso, foi muito interessante a interação entre os juízes”, avaliou.

A juíza Suelen Barizon destacou que a simulação do júri permitiu uma absorção muito maior que a teoria. “Considero que foi uma das melhores aulas que tivemos porque abordou aspectos práticos da profissão e não se limitou à teoria. Ter simulado uma sessão com todos os juízes permitiu que visualizássemos de forma pormenorizada cada item que compõe a solenidade do júri. A experiência da corregedora também foi fundamental para nos alertar sobre vários incidentes que podem ocorrer em um julgamento e como podemos evitar isso quando chegarmos às comarcas. O resultado foi uma satisfação coletiva”, ponderou.

Esta foi a primeira aula da desembargadora corregedora Maria Erotides Kneip para os juízes substitutos. “A experiência foi muito boa e os novos magistrados mostraram que estão preparados. Agora vamos nos valer da experiência dos juízes presidentes do Tribunal do Júri em Cuiabá e em Várzea Grande, uma vez que os juízes substitutos vão acompanhar algumas sessões de julgamento”, finalizou a corregedora.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT