::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
27/03/2015  - MT: Réu é condenado a 15 anos de reclusão por tentativa de homicídio contra namorada
 
TJ-MT

O juiz Alexandre Meinberg Ceroy, que presidiu o Tribunal do Júri na Comarca de Canarana (823km a leste de Cuiabá), condenou nesta quarta-feira (25 de março) Cleuton dos Santos a 15 anos de reclusão em regime fechado pelo crime de tentativa de homicídio praticado contra sua namorada.

De acordo com o processo o fato ocorreu em 2008. Na época o casal retornava de uma festividade de réveillon e após discussão banal o acusado desferiu várias facadas contra sua namorada, atingindo-a nas costas e na cabeça.

Com base na análise das circunstâncias judiciais contidas no artigo 59 do Código Penal, que trata da culpabilidade do réu, a pena chegou a um patamar elevado para um crime tentado pois na sentença foram reconhecidas várias circunstâncias desfavoráveis ao réu, tais como o trauma causado na vítima e o fato desta ser sua namorada na época do acontecimento, ou seja, pessoa com quem detinha um relacionamento afetivo.

O fato de o réu ser duplamente reincidente, sendo que os outros crimes pelos quais fora ele condenado revestem-se de extrema gravidade e foram cometidos com violência contra a pessoa, pesou negativamente contra ele.

“Face ao disposto no artigo 33, parágrafo 2º, alínea “a” do Código Penal Brasileiro e considerando a reincidência do condenado, fixo como regime inicial de cumprimento de pena o fechado”, diz trecho da sentença de condenação.

Cleuton dos Santos estava foragido desde a época do acontecimento e por uma coincidência foi preso dias antes do seu julgamento, o que propiciou a sua defesa pessoal em plenário.

O Tribunal do Júri, formado por sete mulheres da sociedade canaranense, não acolheu as teses da defesa e condenou o acusado pelo crime em sua forma qualificada pelo motivo fútil.

O juiz condenou ainda o réu a pagar as custas e despesas processuais.

Confira aqui a decisão na íntegra.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT