::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
03/03/2015  - Tribunal anula júri que reconheceu privilégio em tentativa de homicídio por traição
 
TJ-SC

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina deu provimento a apelação do Ministério Público contra sentença do Tribunal do Júri que reconheceu tese de crime privilegiado - quando o agente está sob forte carga emocional ou reage a injusta provocação da vítima - a um homem acusado de tentativa de homicídio da ex-companheira, e determinou que nova sessão dos jurados seja realizada na comarca.

De acordo com o processo, em abril de 2009, às 10 horas, o réu chegou em casa armado com um facão e passou a atacar sua companheira de relacionamento, o qual já durava 13 anos. A vítima foi acudida pela irmã e, posteriormente, por um vizinho - intervenções que fizeram com que o agressor largasse a arma e fugisse do local do crime.

Como motivação para o crime, testemunhas apontaram possível relacionamento extraconjugal da moça. Por todas essas razões, a promotoria não se conformou com a decisão dos jurados de reconhecer a tese de tentativa de homicídio privilegiado para justificar a conduta do réu.

Segundo o desembargador Ernani Guetten de Almeida, relator da matéria, nada indica que o apelante tenha agido sob o domínio de violenta emoção, mas, sim, em resposta à suposta traição da vítima. A vítima estaria em contato via celular com o suposto amante, embora tal prova não tenha sido apresentada nos autos. Mesmo assim, ponderou o relator, a reação homicida seria claramente desproporcional.

Para que haja o privilégio, acrescentou Guetten de Almeida, é fundamental que a provocação tenha partido da própria vítima e que seja injusta, de tal ordem que justifique, de acordo com o consenso geral, a repulsa do agente e a sua indignação. Para o relator, esse não foi o caso do processo (Apelação Criminal n. 2014.012646-2).

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT