::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
23/10/2014  - SC: MP quer levar médico a júri por mortes de três mulheres após endoscopia
 
Michel Teixeira - Atual-FM

O Ministério Público ingressou com recurso (sentido estrito) da sentença que desclassificou como homicídio a morte de três mulheres que passaram por exames de endoscopia em uma clínica particular de Joaçaba. A decisão foi do juiz da Vara Criminal Marcio Umberto Bragaglia.

O magistrado entendeu que houve ausência de dolo por parte do médico Denis Conci Braga em relação às vítimas Iara Penteado, Maria Rosa de Almeida dos Santos e Santa Pagliarini Sipp. O MP quer que o médico seja submetido ao Tribunal do Júri. “Recebo o recurso em sentido estrito interposto pelo Ministério Público, pois é tempestivo. Intime-se para apresentação das razões, no prazo e forma legais”, anotou o juiz destacando ainda a extinção de pena em relação ao paciente Fabricio Godinho.

Denis Conci Braga foi denunciado à Justiça por homicídio. Conforme o MP no dia 14 de maio de 2010 o profissional de saúde teria agido com negligência no procedimento de endoscopia. “Assumindo o risco de produzir o resultado morte, o réu, na condição de médico, teria utilizado indevidamente o medicamento lidocaína para realização de endoscopia nas pacientes Iara Penteado, Maria Rosa de Almeida dos Santos, Santa Pagliarini Sipp e Vivian Deny Toldo, o que teria provocado a morte das três primeiras pacientes e lesão corporal na última”, diz trecho da denúncia. Braga foi preso em flagrante suspeito do crime, mas foi solto após pagar fiança e conseguiu na Justiça o direito de responder ao processo em liberdade.

O inquérito policial conta com quase 500 páginas. Conforme registro da Vigilância Sanitária a clínica não estaria apta a fazer endoscopias. Denis Conci Braga responde a outros dois processos na comarca por suposto erro médico.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT