::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
25/07/2014  - MT: Júri de réu da ‘Chacina de Matupá’ é adiado
 
Janã Pinheiro - TJ-MT

O julgamento do último réu civil, Arlindo Capitani, acusado de envolvimento no crime que ficou internacionalmente conhecido como ‘Chacina de Matupá’, marcado para acontecer na próxima segunda-feira (28 de julho), foi adiado a pedido da defesa. O advogado pediu a redesignação do Júri Popular, alegando problemas de saúde. (Código do Processo: 36575)

A juíza titular da Comarca de Matupá (695 km a norte de Cuiabá), Cláudia Anffe Nunes da Cunha, marcou a sessão do júri para o dia 19 de novembro de 2014, a partir das 8 horas.

Conforme a magistrada, há mais de dois anos o processo encontra-se pronto para julgamento, que não aconteceu até o momento em razão dos sucessivos pedidos de redesignação formulados pela defesa.

“É fato que a enfermidade atestada já fora diagnosticada e relatada a este juízo há aproximadamente um ano, sem que tenha havido notícias de melhora, ao contrário, desde então a saúde oftalmológica do nobre advogado não foi inteiramente restaurada”, destaca a juíza.

No despacho, a magistrada ressalta que o advogado deve “impreterivelmente 45 dias antes da sessão do júri, informar quanto a sua aptidão para realizar a defesa do réu em plenário, destacando que a inércia no prazo determinado será interpretada como inaptidão”.

Entenda o caso - Arlindo Capitani está entre os 18 homens, civis e policiais militares, acusados de terem participado da morte de Ivacir Garcia dos Santos, 31, Arci Garcia dos Santos, 28, e Osvaldo José Bachinan, 32, no dia 23 de novembro de 1990. Os três foram espancados e queimados vivos em praça pública, após uma tentativa de assalto, em que invadiram uma residência e mantiveram mulheres e crianças reféns por mais de 15 horas.

A Polícia Militar foi acionada e os assaltantes se renderam. No entanto, eles foram capturados pelos populares e mortos. A ação foi registrada por um cinegrafista e as imagens repercutiram em todo o mundo.

Em outubro de 2011, em razão do grande número de réus, à época o juiz titular da comarca determinou o desmembramento do processo e marcou quatro sessões para a realização do júri popular. O processo de Arlindo Capitani foi desmembrado sob alegação de que ele não foi intimado para o júri popular. O processo envolvendo os policiais militares também foi desmembrado.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT