::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
14/04/2014  - RO: Jovem que atropelou e matou duas crianças em Monte Negro irá a Júri
 
TJ-RO

O acusado de atropelar e matar duas crianças que aguardavam o ônibus na beira da BR 421, em Monte Negro, em 28 de junho de 2013, irá a júri popular. Na sentença de pronúncia, proferida nesta quinta-feira, dia 10, o juiz Alex Balmant, da 1ª Vara Criminal de Ariquemes, reconheceu os indícios da materialidade do crime que levou a morte Ivan Arruda dos Santos e Gustavo Kauã Santos, cabendo aos jurados decidir se Felipe Bruno Martins Vieira, de 18 anos, será condenado e se assumiu ou não o risco de matar quando pegou a direção do veículo, sem ser habilitado.

“Ora, para o momento, tenho que a presença da embriaguez ao volante, excesso de velocidade e direção na contramão, em tese, podem configurar dolo eventual, pois, nesta fase processual, de acordo com o princípio do juiz natural, o julgamento acerca da sua ocorrência ou da culpa consciente deve ficar a cargo do Conselho de Sentença, que é constitucionalmente competente para julgar os crimes dolosos contra a vida”, escreveu o magistrado.

Na fase de inquérito foi apurado que o acusado estaria vindo de uma festa, a “Quarta Universitária”, teria ingerido bebidas alcoolicas e ainda estaria fazendo uma brincadeira , tentado tirar “um fino” das crianças. Além disso, fugiu do local do crime, onde foram encontrados 4 caixas de cerveja lacradas e algumas latas abertas. O outro acusado, Valdemar Francisco de Oliveira Filho, que deveria estar dirigindo a caminhonete no momento do acidente, pois era habilitado, foi beneficiado com a suspensão condicional do processo, mediante o cumprimento de algumas condições previstas em lei.

O ministério público requereu a pronúncia do réu, levando-se em consideração o boletim de ocorrência, laudo tanatoscópico e depoimentos de 6 testemunhas, provas que evidenciariam a autoria do crime. Já a defesa postulou a desclassificação da norma penal incriminadora para artigo 302 do Código de Trânsito, que aumenta a pena no caso de o réu não possuir permissão para dirigir ou carteira de habilitação, praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada; deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente; estiver sob a influência de álcool ou substância tóxica ou entorpecente de efeitos análogos.

O julgamento ainda não foi marcado, mas deve ocorrer ainda este ano. O acusado poderá aguardar em liberdade, uma vez que teve habeas corpus concedido pelo TJRO e não existir qualquer motivo para a decretação de prisão.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT