::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
30/12/2010  - Decisão que anula júri não pode afirmar culpa do réu
 
Conjur - www.conjur.com.br

O tribunal não pode afirmar de forma categórica a culpa do réu ao julgar que o júri decidiu contra as provas. A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça usou a tese para determinar que sejam riscados dos autos de um processo no Espírito Santos os termos excessivos.

Segundo o ministro Napoleão Nunes Maia, relator do caso, para que o tribunal anule o júri, deve explicar seu convencimento quanto à existência de prova de materialidade e indícios suficientes de autoria, sob pena de nulidade de sua decisão por ausência de fundamentação. Porém, a justificação deve ser apresentada com comedimento.

“O magistrado não pode proferir colocações incisivas e considerações pessoais em relação ao acusado nem se manifestar de forma conclusiva ao acolher o libelo ou rechaçar tese da defesa a ponto de influenciar na valoração dos jurados, sob pena de subtrair do júri o julgamento do litígio”, afirmou.

No caso analisado, o júri absolveu o réu por negativa de autoria. Entre outras provas, ele foi reconhecido pela vítima e apontado como responsável pelo crime por testemunhas. A defesa alegou que o réu não estava na cidade onde os fatos aconteceram, mas não apresentou nenhuma prova nesse sentido.

Para o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, a decisão foi contrária às provas obtidas. Dessa forma, o TJ-ES assegurou, categoricamente, que “não se permite duvidar de que teve ele participação direta nos crimes”. No entanto, para o ministro Napoleão Nunes Maia, a afirmação incide em excesso de linguagem, porque pode influir na futura decisão a ser tomada pelo júri. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

HC 162.091

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT