::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
20/12/2010  - Caso Bruno: Agora é guerra de recurso
 
Diário de Pernambuco - Ernesto Braga

O julgamento do goleiro Bruno Fernandes de Souza, de 25 anos, e demais acusados do desaparecimento e morte da modelo Eliza Samudio, de 25, deverá ser marcado só para depois de 2011. De acordo com o presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB-MG), Adilson Rocha, caso o recurso da defesa para que os envolvidos não sejam levados a júri popular chegue ao Supremo Tribunal Federal (STF), eles só deverão se sentar no banco dos réus em, no mínimo, dois anos. ´Sem o recurso, poderá ser marcado para o primeiro semestre do ano que vem. Mas, se o mérito for levado à apreciação do Supremo, pode demorar dois, três, até cinco anos`, prevê.

Em sentença anunciada na última sexta-feira, a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, do Tribunal do Júri de Contagem, na Grande Belo Horizonte, decidiu que Bruno, seu amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, de 25, e Sérgio Rosa Sales, o Camelo, de 23, primo do jogador, vãoa júri popular pelos crimes de sequestro e cárcere privado, homicídio com três qualificadoras agravantes e ocultação de cadáver de Eliza, desaparecida desde junho. O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, de 47, foi pronunciado pelo homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Embora tenha denunciado a ainda judicialmente mulher de Bruno, Dayanne Rodrigues Souza, de 23, Elenilson Vitor da Silva, de 26, e Wemerson Marques de Souza, o Coxinha, de 23, por sequestro e cárcere privado do filho de Eliza, que ela afirmava ser do goleiro, os três foram beneficiados pelo alvará de soltura e saíram da penitenciária na madrugada de ontem. Também responderá em liberdade a amante do goleiro, Fernanda Gomes de Castro, de 33, pronunciada pelos mesmos crimes, além de sequestro e cárcere privado da modelo.

A juíza, porém, considerou os crimes conexos ao do homicídio. Para que eles não sejam julgados pelos sete jurados que formam o conselho de sentença do júri popular, os advogados dos réus liberados ontem tentarão desmembrar o processo. ´Nesse caso, ele é remetido a uma das quatro varas criminais de Contagem e cada réu é julgado separadamente pelo juiz, e não pelo conselho de sentença`, detalha a advogada de Fernanda, Carla Silene Lisboa Gomes. ´Será uma decisão automática`, acredita o advogado de Dayanne, Francisco Simin. ´Adotarei o mesmo procedimento`, disse o advogado de Elenilson, Frederico Franco.

Anulação

Por meio de nota, o advogado de Bruno, Cláudio Dalledone Júnior, informou que entrará com recurso no TJMG pedindo a anulação do processo. Para o criminalista, o fato de a juíza ter concedido alvará de soltura a quatro acusados ´mostra que a denúncia está desmoronando`. ´Quando chegar aos altos plenários, pouco ou nada sobrará das acusações`, avaliou. De acordo com Adilson Rocha, quando não couber mais recurso da pronúncia feita pela juíza Marixa, a presidente do Tribunal do Júri de Contagem abrirá vistas para o Ministério Público, que vai analisar o processo e terá cinco dias para arrolar cinco testemunhas, assim como a defesa.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT