::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
13/01/2026  - Portaria do MJSP institui protocolo nacional para padronizar o reconhecimento de pessoas em investigações criminais
 
MPPR

Em 5 de janeiro de 2026, foi publicada a Portaria MJSP nº 1.122/2026, que institui o Protocolo Nacional de Reconhecimento de Pessoas em Procedimentos Criminais, com o objetivo de padronizar e qualificar essa prática no âmbito da polícia judiciária.

A norma estabelece diretrizes técnicas e científicas para o reconhecimento presencial e fotográfico, prevendo registro audiovisual obrigatório, preservação da cadeia de custódia, vedação de práticas sugestivas ou discriminatórias e regras para o uso responsável de inteligência artificial.

O protocolo é de observância obrigatória pela Polícia Federal e pela Força Nacional de Segurança Pública, com adoção orientadora pelas Polícias Civis, e entra em vigor 90 dias após a publicação. Confira no link abaixo:

https://site.mppr.mp.br/sites/hotsites/arquivos_restritos/files/documento/2026-01/sei-08020-005613_2025-73_portaria-do-ministro-1122-26.pdf

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT