::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
02/12/2025  - CNMP entrega selo Respeito e Inclusão no Combate ao Feminicídio a 27 unidades do MP
 
CNMP

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realiza, no dia 10 de dezembro, às 15 horas, a cerimônia de entrega do selo "Respeito e Inclusão no Combate ao Feminicídio" a 27 unidades do Ministério Público. O evento, que acontece na sede do CNMP, em Brasília, também marcará o lançamento do "Manual de Atuação do Ministério Público no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres". A transmissão será pelo canal institucional no YouTube.

O selo reconhece boas práticas na proteção das mulheres e na prevenção do feminicídio. As unidades foram avaliadas com base em três metas: capacitação em perspectiva de gênero, monitoramento de medidas protetivas e campanhas de conscientização.

Os dados reforçam a urgência do tema: segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 12,7% das vítimas de feminicídio em 2023 possuíam medida protetiva ativa. As tentativas de feminicídio cresceram 7,1% no mesmo período, totalizando 2.797 registros.

O ator Malvino Salvador e a advogada Fayda Belo participarão do evento. A ativista Maria da Penha também foi convidada para a solenidade, que será conduzida pelo corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa.

Durante a cerimônia, a Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF) celebrará o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Comemorada em 10 de dezembro, a data marca a adoção, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU), documento histórico que consolidou garantias fundamentais e inspira, até hoje, a reflexão e o fortalecimento da atuação institucional em defesa desses valores.

AGENDA

Cerimônia de entrega do selo “Respeito e Inclusão no Combate ao Feminicídio” e lançamento do “Manual de Atuação do Ministério Público no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres”

Data: 10 de dezembro

Horário: 15 horas

Local: sede do CNMP, em Brasília

Transmissão: canal do CNMP no YouTube

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT