::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Eventos
 
13/10/2022  - CNMP: Abertas as inscrições do VI Encontro Nacional do Ministério Público do Tribunal do Júri
 
CNMP

Estão abertas, até o dia 9 de novembro, as inscrições para o VI Encontro Nacional do Ministério Público do Tribunal do Júri, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O evento ocorrerá em Brasília, com transmissão, em tempo real, pelo canal do Conselho no YouTube.

A iniciativa do encontro é da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), presidida pelo conselheiro Daniel Carnio.

Destinado a membros e servidores do Ministério Público, o objetivo do encontro é o aperfeiçoamento da atuação de membros do Ministério Público no Tribunal do Júri, conforme diretrizes traçadas nas Resoluções do CNMP nºs 146/2016 e 187/2018.

As inscrições podem ser feitas pelo Sistema de Eventos do CNMP: https://eventos.cnmp.mp.br/login

Programação

De acordo com a programação, o procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo Edilson Mougenot é homenageado em razão de sua contribuição para a disseminação do conhecimento sobre a atuação da instituição no Tribunal do Júri e sua colaboração para os trabalhos desenvolvidos pela Unidade Nacional de Capacitação ao longo dos anos.

Em seguida, também há a participação do procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares, que fala sobre a “Recorribilidade das decisões absolutórias do Tribunal do Júri”.

Ainda pela manhã, o promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul Luiz Eduardo Sant’Anna profere a palestra “O uso de ferramentas tecnológicas no esclarecimento dos homicídios cometidos no âmbito de organizações criminosas”. Por fim, a promotora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul Maristela Schneider fala sobre o tema: “Os recursos tecnológicos no Júri, auxiliando na interface com o jurado”.

A promotora de Justiça Ministério de Mato Grosso do Sul Lívia Carla Guadanhim inicia a parte da tarde falando sobre a “Análise microscópica e crítica do inquérito policial nos crimes dolosos contra a vida”. O promotor de Justiça Ministério Público de Minas Gerais Cláudio Maia de Barros traz ao debate os “Desafios das denúncias que vão ao plenário”.

O promotor de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo Rodrigo Monteiro da Silva aborda a “Responsabilização de líderes de organizações criminosas nos crimes dolosos contra a vida”, seguido pela palestra “O desmantelamento da tese do homicídio privilegiado, quando incabível”, ministrada pelo promotor de Justiça do Ministério Público de Rondônia Marcus Alexandre de Oliveira Rodrigues. O fechamento é realizado pelo promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo Marcio Friggi, com a palestra “Feminicídio: os desafios no plenário sob a perspectiva de gênero”.

Durante o Encontro, está prevista a divulgação do Manual de Atuação Funcional em Inquéritos Policiais de Atribuição do Tribunal do Júri, elaborado pelo Nojúri (Grupo de Atuação Especial dos Promotores de Justiça do Tribunal do Júri) e Caocrim (Centro de Apoio das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial) do MP/MS.

No dia 9 de novembro, acontece a reunião dos coordenadores de Núcleos do Júri, também no CNMP. O foco da edição será a atuação prática do membro no que se refere à matéria.

Outras informações serão divulgadas oportunamente e poderão ser obtidas pelo e-mail uncmp@cnmp.mp.br.

Inscreva-se no link abaixo:

https://eventos.cnmp.mp.br/login

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT