::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Dicas de leitura
 
24/05/2021  - AMPERJ: Promotora Simone Sibílio é coautora de obra sobre Tribunal do Júri
 
AMPERJ

A promotora de Justiça Simone Sibílio é a representante do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro na obra coletiva “Tribunal do Júri: o Ministério Público em defesa da Justiça”. A segunda edição já está disponível para compra no site da Editora Dialética.

Trata-se de uma reunião de mais de 30 textos de profissionais “especializados, de vários estados, unidos com o único propósito de disseminar doutrina especializada sobre tema tão caro à sociedade: a defesa da vida”, conta a promotora.

Participam do livro 50 autores de 18 estados, entre promotores, procuradores da República e membros do poder judiciário. Todos eles trazem uma abordagem prática de assuntos vinculados ao Tribunal do Júri. “Na arena da palavra, que é o Tribunal do Júri, a defesa da vida é o que une os autores”, define a promotora.

O tribunal especializado é responsável pelo julgamento dos crimes dolosos contra a vida, e sua atuação, na visão de Simone e da Amperj, seria fortemente afetada pela eventual aprovação da nova redação do Código de Processo Penal (CPP), em debate na Câmara dos Deputados.

Ao lado do presidente da Associação, Cláudio Henrique da Cruz Viana, dos promotores de Justiça do MPRJ Sauvei Lai e Alexander Araujo; e das promotoras de Justiça do MPRJ Carmen Eliza e Fernanda Neves, que também trabalham junto ao Tribunal do Júri, Simone participou de reunião com a deputada federal Major Fabiana (PSL-RJ), dia 13 de maio, sobre o novo CPP.

Durante o encontro com a parlamentar, que é vice-líder do governo, foram expostos os riscos de retrocesso e burocratização representados pela redação proposta na Câmara.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT