::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Dicas de leitura
 
26/02/2021  - Membro do MPSE é coautor da publicação ''Tribunal do Júri: o Ministério Público em Defesa da Justiça''
 
MP-SE

O Promotor de Justiça do Ministério Público de Sergipe, Rafael Schwez Kurkowski, é um dos coautores do Livro “Tribunal do Júri: o Ministério Público em Defesa da Justiça”. A obra conta com a participação de 50 membros do Ministério Público Brasileiro.

“Tenho a felicidade de divulgar essa obra feita, literalmente, a ‘cem mãos’. Tive a honra de participar e escrever um capítulo sobre a função da pronúncia, no procedimento do júri, ao lado do Promotor de Justiça do Rio Grande do Sul e amigo, Eugenio Paes Amorim. Os temas são atuais e necessários no contexto brasileiro, seja pelos crimes, seja pelo procedimento, ainda mais com os recentes julgamentos”, destacou Rafael.

De acordo com a descrição do livro, “o Código de Processo Penal, que regula o Tribunal Popular do Júri, é datado de 1941. Desde então a sociedade brasileira sofreu inúmeras e profundas transformações e, como não poderia ser diferente, o Tribunal do Júri não mais se presta a analisar os crimes cometidos pelo ‘homem médio’, mas, sim, destina-se atualmente a julgar, em sua maioria, crimes dolosos contra a vida perpetrados em situações de guerra do tráfico de entorpecentes. Diante dessas inequívocas alterações de valores enfrentadas pela sociedade, torna-se necessário contemplar o instituto do Tribunal do Júri de acordo com as nuances da criminalidade contemporânea, de modo a evitar a derrocada desse relevante instrumento de materialização da Justiça”.

Parte do valor arrecadado com as vendas da publicação será destinada à “ONG Ateliê de Ideias”, que realiza um trabalho de reforma de residências de pessoas carentes, em Vitória, no estado do Espírito Santo.

(Com informações da Editora Dialética.)

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT