::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
30/06/2022  - CNMP - Aberta seleção de artigos para a obra ''Os direitos das vítimas: reflexões e perspectivas''
 
CNMP

Iniciativa integra Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas, que busca aprimorar a atuação do MP no resgate da dignidade de quem teve seus direitos violados. Trabalhos devem ser enviados até 27/8.

Está aberto o prazo, até 27 de agosto, para a seleção de artigos que vão integrar a obra “Os direitos das vítimas: reflexões e perspectivas”. A publicação faz parte das ações do projeto Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas, uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do MP Federal (MPF) e da Escola Superior do MPU (ESMPU), que visa lançar luz sobre o tema, estimular o debate e fortalecer o MP brasileiro para a defesa, o acolhimento, a proteção e o amparo às vítimas. Confira o edital no link abaixo:

https://escola.mpu.mp.br/publicacoes/publicacoes/boletim-cientifico-esmpu/edital-n-113-2022.pdf

Os artigos deverão abordar a temática dos direitos fundamentais, especialmente no que tange aos direitos das vítimas de graves violações dos direitos humanos, desastres naturais, calamidades públicas, infrações penais ou atos infracionais. O objetivo da publicação é disseminar conhecimento relevante sobre os direitos das vítimas, no intuito de capacitar membros e servidores do MP brasileiro para aperfeiçoar a qualidade o atendimento e a atuação jurisdicional, assim como servir de fonte de pesquisa para a sociedade.

Requisitos

Serão aceitos textos originais inéditos, adaptados de monografias ou resumos de dissertações e teses, entre outros considerados pertinentes. Os autores deverão proceder à adaptação de seus trabalhos para o formato de artigo antes de submetê-los à apreciação. As propostas deverão ser enviadas por formulário próprio, com todos os campos preenchidos e com os originais do artigo anexados, obrigatoriamente, em formato .doc. e com, no máximo, 30 páginas.

Os textos serão avaliados e selecionados por comitê editorial, sem identificação dos proponentes. A organização será de responsabilidade dos coordenadores do Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas: o secretário-geral do CNMP e secretário de Educação, Conhecimento e Inovação da ESMPU, Carlos Vinícius Alves Ribeiro; o membro auxiliar da Presidência do CNMP, Marcelo Weitzel Rabello de Souza; e a membra auxiliar da Secretaria-Geral do CNMP, Juliana Nunes Felix.

A obra coletiva será disponibilizada no Portal da ESMPU, em formato eletrônico, e terá tiragem impressa. Para mais informações ou dúvidas: divep@escola.mpu.mp.br.

Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas

Nessa segunda-feira, 27 de junho, o CNMP, o MPF e a ESMPU lançaram o Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas. Além de autoridades do MP brasileiro, o evento contou com a presença de Ana Carolina Oliveira, mãe da menina Isabella Nardoni, assassinada em 2008; e de Arnaldo Manoel dos Santos, ex-presidente da Associação dos Moradores do Mutange, bairro de Maceió (AL) afundado em decorrência da extração de sal-gema por uma petroquímica.

O projeto marca o início da mobilização pela proteção integral das vítimas e de seus familiares, com a divulgação de informações e a busca do aprimoramento da atuação do Ministério Público no atendimento às vítimas, na proteção e no resgate da dignidade de quem teve seus direitos violados.

Acesse o formulário de inscrição no link abaixo:

https://escola.mpu.mp.br/publicacoes/publicacoes/como-publicar

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT