::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
29/06/2022  - TJMT: Mato Grosso tem queda no registro dos casos de Feminicídio em 2022
 
TJMT

Mato Grosso registrou 18 casos de Feminicídio de janeiro a maio de 2022 no Estado. De acordo com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o número representa queda de 5% nos casos registrados, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em números totais, o Estado registrou 43 casos de Feminicídio em 2021. No mesmo período, o país registrou 1341 casos de homicídios praticados contra mulheres em decorrência do gênero das vítimas. O levantamento foi realizado pelo 16º anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (28 de junho).

No link abaixo você acessa a publicação completa com os dados de Violência Contra Mulheres em 2021:

https://forumseguranca.org.br/publicacoes_posts/violencia-contra-mulheres-em-2021/

Para divulgar e combater os casos de ações penais de violência contra a mulher, a Cemulher disponibiliza em seu hotsite o mapa de casos registrados de violência doméstica no Estado, dividido por Comarca. Até maio de 2022, foram registrados 1.556 casos. A Comarca da Capital lidera os registros com 383 registros, em segundo lugar está a Comarca de Primavera do Leste, com 88 casos, e em terceiro a Comarca de Várzea Grande, com 77 casos registrados. Em 2021 foram registrados 4.256 casos por todo Estado.

No link abaixo você acessa o Mapa da Violência de 2022 dividido por Comarcas:

https://portalcemulher-mc.tjmt.jus.br/portalcemulher-arquivos-prod/cms/Hotsite_Violencia_Domestica_por_Comarca_3d3cc14170.pdf

No link abaixo você acessa o Portal da Cemulher:

https://portalcemulher.tjmt.jus.br/

SOS Mulher MT – Botão do Pânico Virtual – O aplicativo completou no mês de junho um ano de funcionamento e permite o acesso ao Botão do Pânico, uma espécie de pedido de socorro no formato virtual, quando o agressor descumpre a medida protetiva. A presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, e o delegado-geral da PJC-MT, Mário Dermeval, apresentaram as informações e novidades para a ferramenta durante coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (24 de junho).

Onde baixar o aplicativo - O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas PlayStore e AppStore nos telefones e tablets.

Além do aplicativo, a parceria entre Governo do Estado e Poder Judiciário lançou o site ‘Medida Protetiva On-line’, que possibilita à mulher vítima de violência solicitar a medida protetiva sem a necessidade se deslocar até uma delegacia.

Clique no link abaixo para acessar o site ‘Medida Protetiva On-line’:

https://sosmulher.pjc.mt.gov.br/

Estatística - De acordo com o Sistema Omni, da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, os números de medidas protetivas de urgência são crescentes ao longo dos anos.
Em 2019 foram 7.926 autorizações de medidas protetivas; em 2020, 8.184 e em 2021 foram concedidas 10.268. Até 22 de junho de 2022, o Judiciário concedeu 4.902 medidas protetivas de urgência.

Nº de mulheres que estão usando o Botão do Pânico Virtual em MT: 3.673

Nº de acionamentos do Botão do Pânico Virtual desde o lançamento: 231

Nº de medidas protetivas concedidas em MT, de janeiro a 23 de junho de 2022: 4.902

Nº de medidas protetivas solicitadas on-line pelo SOSMULHER: 84

Ações penais de violência contra a mulher em MT, em tramitação de janeiro a 23 de junho de 2022: 1.752.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT