::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
15/10/2021  - TJSP: PMs acusados de homicídio em abordagem serão julgados por júri popular
 
TJSP

Três policiais militares acusados de homicídio após abordagem de uma mulher em Ribeirão Preto serão julgados por júri popular. A decisão é da 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, em sessão realizada nesta dia 28 de setembro. O recurso dos réus foi parcialmente provido apenas para afastar as qualificadoras.

Consta nos autos que em abril de 2016 a mulher dirigia uma moto acompanhada do filho adolescente, que seguia na garupa. Em uma abordagem policial a vítima foi levada à delegacia e, dias depois, veio a falecer. Exame necroscópico afirmou que a causa da morte foi “traumatismo crânio-encefálico com isquemia cerebral”.

De acordo com o relator do recurso em sentido estrito, desembargador Camilo Léllis, “nesse ainda cinzento contexto, não se pode simplesmente e prematuramente descartar a verossimilhança da causação da morte de Luana por ação de terceiros”. “Havendo algum resquício de dúvida, cumprirá ao Conselho de Sentença dirimir as celeumas”, destacou o magistrado. Quanto às qualificadoras (motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima), a turma julgadora não encontrou respaldo no acervo probatório.

O julgamento, de votação unânime, teve a participação dos desembargadores Edison Brandão e Roberto Porto.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT