::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
26/11/2020  - TJ-PA: Condenada a 22 anos de prisão por matar companheiro em razão de ciúmes
 
Glória Lima - TJ-PA

Jurados do 1º Tribunal do Júri de Belém, após submeter a matéria ao Conselho de Sentença, reconheceram que Cassiane da Silva Pereira, 28 anos, comerciária, cometeu crime de homicídio qualificado que vitimou Flávio Bernardes Leão dos Santos, 21 anos. O júri foi presidido pelo juiz Edmar Pereira.

A pena base imposta à condenada, de 23 anos de reclusão, foi reduzida em um ano por ter a ré confessado o crime. Os 22 anos de prisão serão cumpridos em regime inicial fechado. Na sentença, foi mantida a prisão da ré, sendo-lhe negado o direito de recorrer da decisão em liberdade.

A decisão acompanhou, por maioria de votos, o entendimento do promotor do júri José Rui de Almeida Barbosa. Segundo a acusação, a ré assassinou o marido a facadas, com frieza e de surpresa.

Os advogados de defesa (do escritório Arlindo Costa) sustentaram excludente de ilicitude da legítima defesa. Pediram ainda a desclassificação para homicídio simples, para efeito de uma pena menor. Argumentaram que não cabia as qualificadoras do meio cruel e de uso de recurso que dificultou a defesa vítima, por não constar no laudo.

Após a sessão, a defesa anunciou que recorrerá da condenação para anular o júri. Alega que uma jurada contaminou o júri ao emitir juízo de valor. A jurada quis saber da mãe da vítima se cabia um procedimento contra a ré por espancar a filha de 9 anos. Atualmente essa menina vive em outro Estado da Federação com o pai biológico. A mãe da vítima contou ter presenciado o episódio alegando que a menina teria ficado com hematomas. A depoente disse que deixou a menina por uma semana sem ir para escola, para evitar ser vista pelos professores.

A acusada alegou que no dia do crime, o casal brigou e que este pegou uma faca de cozinha da casa. Contou que conseguiu desarmar e golpear o companheiro com a arma.

Os motivos do delito, conforme apurado na instrução processual, ocorreu por motivos passionais, relacionado ao ciúme entre o casal. Pelos relatos de testemunhas, a vítima foi atacada e, estava distraída.

A mãe e mais três vizinhas da vítima compareceram ao júri para prestar declarações e informaram que a vítima era uma pessoa calma e costumava passear com o filho do casal. Os depoentes afirmaram, ainda, nunca ter presenciado o jovem agredir fisicamente a mulher, e que esta tinha muitos ciúmes do companheiro.

O crime ocorreu por volta das 18h do dia 02/06/2018, na casa da vítima, localizada no Conjunto Cohab, Icoaraci. A vítima sofreu 29 perfurações de faca. Após o crime, que cometeu na frente de duas crianças, a ré telefonou para a família e fugiu para casa de parentes na Ilha de Cotijuba, onde permaneceu foragida por quase um ano.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT