::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
03/07/2020  - Magistrados são a favor de sessões do Tribunal do Júri por videoconferência
 
Site Conjur

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) é favorável ao uso de videoconferência para as sessões de julgamento do Tribunal do Júri como uma medida de contingência devido a epidemia do coronavírus.

A manifestação foi encaminhada nesta quinta-feira (2/7) ao conselheiro Mario Augusto Figueiredo de Lacerda Guerreiro, do CNJ, que relata a proposta de resolução para disciplinar as audiências de instrução por videoconferência, inclusive para o júri.

"A medida, nesse período de calamidade pública, não apenas resguarda a continuidade da prestação jurisdicional como a saúde de todos envolvidos na relação processual, inclusive a dos magistrados e servidores, o que reforça a necessidade de todos estarem de teletrabalho", afirma a AMB.

De acordo com a associação, o momento exige do Judiciário a imposição de providências para garantindo a continuidade dos seus serviços e a tramitação regular dos processos judiciais.

O fato do defensor não estar presencialmente ao lado do acusado durante o julgamento, segundo a AMB, não gera cerceamento de defesa, tendo em vista a possibilidade de peticionar alegando suas razões.

A associação cita como base o resultado de uma pesquisa de 2019 na qual 90% dos juízes de 1º grau concordam com o uso de videoconferência para integrar o sistema processual penal, sendo usado em interrogatório e instrução do processo.

Aponta também que a Recomendação 62 do CNJ prevê medidas preventivas à propagação da doença nos sistemas de justiça penal e socioeducativo, e autoriza o uso da videoconferência, inclusive para inspeções. Tais diretrizes, continua, não só uniformizam o funcionamento dos serviços como foram publicadas para garantir a prestação jurisdicional e resguardar a saúde de todos nos processos penais e de execução penal.

Clique aqui para ver a manifestação!

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT