::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
19/12/2018  - MT: Policiais militares que mataram presos são sentenciados
 
Ulisses Lalio - TJ-MT

O hit nas rádios era a música ‘Temporal de amor’ da dupla sertaneja, Leandro e Leonardo. Na TV a série ‘Família Dinossauro’ estava no auge e o filme nos cartazes de todos os cinemas era ‘O Guarda-Costas’. Enquanto a sociedade ainda digeria estupefata o grande massacre na Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru), com 111 presos mortos após intervenção militar, a pacata e quase tricentenária cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste de Cuiabá), em Mato Grosso, vivia situação semelhante com a chacina de três encarcerados no presídio local. Assim como no episódio mundialmente conhecido, pelas mãos e colaborações diretas de dois policiais militares, em 16 de março de 1992.

De acordo com o processo, o militar que liderou um grupo de extermínio e invadiu a cadeia com o intuito de assassinar três detentos foi sentenciado pelo Tribunal do Júri. Após quase 10 horas de julgamento, veredicto foi dado ao caso mais antigo da comarca ao condenar o sargento Carlos Alberto da Silva, à pena privativa de liberdade de 43 anos e seis meses de reclusão; e a absolvição do soldado Antônio Luiz Gonzaga.

Ao rememorar a história, os autos narram que o sargento Carlos acompanhado de dez pessoas, com a ajuda do soldado Gonzaga que abriu o portão. Liderado por Carlos Alberto os homens encapuzados dominaram dois soldados, que estavam dormindo, amarrando-lhes as mãos com corda de náilon e mantiveram–nos sob a vigilância de 5 homens fortemente armados.

Os demais seguindo o sargento Carlos, dirigiram-se à área onde se localizam as celas e chamaram pelo nome de Marcão. Com o auxílio de um macaco hidráulico, estouraram o cadeado da cela do preso Marcos Nunes Nery e portando armas de fogo gritaram “Marcão, viemos te buscar... sua turma caiu e te entregou”, e após as palavras seguiu-se uma saraivada de balas que atingiram Marcos, Antônio Manoel Barbosa e Darci Pereira da Silva.

Durante a ação criminosa o soldado Gonzaga manteve-se deitado ao solo, simulando que fora rendido pelos Sargentos Carlos e demais infratores. O sargento Carlos e os demais deixaram o presídio levando consigo Mario Ortiz Parada sendo desconhecido, até o presente, o destino que lhe deram.

Vinte e seis anos depois, se ainda vivo o sargento tem 58 anos e o soldado que reside ainda na cidade já alcançou o sexagésimo aniversário. Condenado há quase meio século de prisão, Carlos Alberto está sem destino certo e é considerado foragido pela Justiça.

O júri, presidido pelo juiz Elmo Lamoia de Moraes, foi feito no último dia 29 de novembro e encerrou o Mês Nacional do Júri na comarca. Mês especial para o esforço concentrado para os tribunais de todo o país para julgar crimes hediondos – homicídio e tentativa de homicídio.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT