::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
11/04/2018  - CNMP celebra acordo com Fórum Brasileiro de Segurança Pública para desenvolvimento de ações de prevenção da violência
 
CNMP

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) celebraram, nesta terça-feira, 10 de abril, na sede do Conselho, em Brasília-DF, um acordo de cooperação técnica para a realização do Projeto Clínica de Análise sobre o Uso da Força. A presidente do Conselho, Raquel Dodge, e conselheiros do CNMP estiveram presentes. Assinaram o documento a secretária-geral do CNMP, Adriana Zawada, e o diretor-presidente do FBSP, Renato Sérgio de Lima.

O projeto tem o objetivo de desenhar soluções efetivas de prevenção da violência e de promoção da cidadania. Para isso, serão realizadas atividades de pesquisa e de aperfeiçoamento de dados que aprofundem o conhecimento acerca do tratamento, pelas instituições do sistema de segurança pública e justiça criminal, em especial pelo Ministério Público, dos casos de mortes violentas intencionais no País, com ênfase naquelas provocadas e sofridas por agentes policiais.

A presidente do CNMP, Raquel Dodge, enalteceu a iniciativa e afirmou que o acordo vai ajudar o Conselho a melhorar sua produção de informações úteis que visam a diminuir a violência e a aumentar a defesa dos direitos humanos no País. “Este é o caminho moderno que o Brasil precisa empreender. Fomentar pesquisa baseada em dados reais brasileiros é importante para conhecermos a nossa verdadeira realidade”, ressaltou Dodge. “Dados empíricos como esses são importantes para embasar a atuação do Ministério Público e permitem a formulação de políticas públicas no País”, destacou.

Por sua vez, Renato Sérgio de Lima destacou a importância de se gerar debate sobre violência a partir de informação bem colhida. “É isso que nos ajuda a pensar o futuro sem paixões políticas e ideológicas. Este projeto vai nos fazer avançar com planejamento e gestão”.

O conselheiro Dermeval Farias, que preside a Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP/CNMP), considerou muito importante, para o Ministério Público brasileiro e para toda a sociedade, a assinatura do acordo e citou que as mortes de policiais e civis têm incomodado o Brasil, inclusive em cortes interacionais.

“A apuração dos dados é fundamental para o combate à violência. O Fórum já tem expertise muito grande no levantamento e cruzamento de dados, e agora vai confrontá-los com as informações produzidas pela CSP/CNMP. Tivemos apoio, aqui no Conselho, da Presidência, da Secretaria-Geral e de todos os conselheiros que têm colaborado com a CSP/CNMP. Agradeço pela parceria com o FBSP e espero que o projeto seja de sucesso”, falou Dermeval Farias.

Após a assinatura do acordo, também falou o conselheiro do CNMP e ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha. “Esta iniciativa é muito interessante. Coloco o Ministério dos Direitos Humanos à disposição para participar da coleta e análise de dados. O acordo é um reconhecimento de que a CSP/CNMP faz um trabalho exemplar”.

Metas

Entre as metas a serem atingidas está a de traçar o fluxo do processo de incriminação dos casos de letalidade e vitimização policial, preferencialmente nas capitais dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul, bem como no Distrito Federal. Serão estimados os tempos de tramitação e taxas de elucidação desses casos, além de identificados gargalos institucionais ou burocráticos e calculados os efeitos do controle externo, pelo Ministério Público, da atividade policial.

Também, a partir dos casos de letalidade e vitimização policial, serão examinadas as atividades desenvolvidas pela polícia judiciária e pelo Ministério Público para esclarecer a atuação dessas instituições nos termos da lei processual penal nacional e do direito internacional relativos à devida diligência na investigação e ao uso proporcional da força estatal.

Por fim, a última meta expressa no acordo é a de elaborar relatório e minuta de proposta de Protocolo de Integração da Atuação do Ministério Público, da Justiça e da Polícia Judiciária com vistas à padronização de dados sobre casos de letalidade e vitimização policial.

O acordo de cooperação técnica tem vigência de 18 meses, podendo ser prorrogado, a critério do CNMP e do FBSP, por meio de termos aditivos, respeitado o limite de 60 meses, previsto no artigo 57, inciso II, da Lei nº 8.666/1993.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT