::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
14/03/2018  - AC: Tribunal do Júri absolve mulher acusada de matar ex-marido após ser agredida
 
TJ-AC

O Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco decidiu absolver uma mulher de ter causado a morte do ex-marido. O Júri Popular entendeu o homicídio ter ocorrido em legítima defesa em decorrência da agressão física e verbal em que a mulher passava por ele, no momento em que decidiu desferi-lo com um golpe de arma branca.

O julgamento foi conduzido pelo juiz de Direito Leandro Leri Gross, titular da unidade judiciária e faz parte do Processo n°0009929-652014.8.01.0001. Com o resultado da votação feita pelo Conselho de Sentença, o magistrado declarou a acusada “absolvida das acusações”.

Entenda o Caso

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) havia pedido a pronúncia da acusada, por ela ter cometido o crime de homicídio, ao dar uma facada no peito do ex-marido (crime descrito no artigo 386, VI, e art.492, II do Código Penal).

É relatado nos autos que a mulher foi à casa do ex-companheiro buscar dinheiro para comprar comida para a filha deles. Chegando lá, ele pediu para ficar um tempo com a criança e eles começaram a ingerir bebida alcoólica.

No momento em que a mulher recebeu uma ligação, houve cenas de ciúmes por parte do ex que passou a agredi-la física e verbalmente. No meio da agressão, ela pegou uma faca na pia e deu deferiu no peito do agressor.

O Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri pronunciou a acusada a julgamento pelo Tribunal do Júri, pois havia indícios de autoria, comprovação da materialidade do crime, e pelas provas testemunhais não demonstrarem a tese da autodefesa. Assim, baseado no in dúbio pro societate (o qual preconiza que na dúvida o denunciado não é favorecido, mas sim a sociedade), o Juízo determinou o julgamento da mulher pelo Júri Popular.

Então, após ouvir todas as partes, o Conselho de Sentença, se reuniu a portas fechadas e votou por absolver a acusada do crime que lhe foi imputado, considerando que o fato aconteceu em decorrência da briga entre a vítima e a acusada e ela estava procurando defender-se das agressões.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT