::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
23/11/2017  - TJ-MT: Jurada surda participa de julgamento de homicídio
 
Ulisses Lalio - TJ-MT

A Comarca de Campo Novo dos Parecis (396 km a noroeste de Cuiabá) contou com uma jurada especial durante sessão do tribunal do júri. A professora de libras Maria do Socorro de Figueiredo Alexandre, que é surda-muda, participou pela primeira vez do julgamento de um homicídio no município. A inclusão da jurada foi elogiada pela juíza responsável pela vara criminal da localidade, Cláudia Anffe Nunes da Cunha.

A magistrada enalteceu a participação da jurada e reforçou que ela não criou empecilhos para participar do julgamento. “Ela foi muito atenciosa e, apesar da limitação comunicativa que ela tem, não poupou esforços e se concentrou para entender todo o julgamento. Ela faz leitura labial e pôde acompanhar o andamento do processo de forma escrita. No fim das contas não deu desculpas para ser dispensada e comemorou poder participar de uma atividade de cidadania como é o júri. Muitas pessoas se esquivam de participar dos julgamentos, mas ela não! Isso foi um exemplo a ser seguido por todos nós de inclusão e participação cidadã”, comentou a juíza.

Por meio escrito, a jurada explicou que ficou honrada em participar do julgamento. “Senti-me privilegiada em compor a mesa dos jurados. Pensei que não fosse conseguir acompanhar a interpretação das leis, mas foi tudo muito tranquilo. Dava para entender e compreender perfeitamente, pois consigo fazer leitura labial e pude ler o processo e as peças defensivas dos dois lados”, disse.

Ainda conforme a jurada, há esperança de nova convocação e de participar de outros julgamentos. “Sempre que for convocada e sorteada pretendo participar. Tive medo no início, porque era um desafio novo. Fiquei ansiosa, mas quero vir novamente para aprender e melhorar minha participação na sociedade”, comentou.

Maria do Socorro é professora de libras e alfabetização para surdos, moradora de Campo Novo do Parecis. O nome dela foi selecionado em uma lista de profissionais liberais que vivem na cidade e sorteado na hora do julgamento. A sessão julgou o processo 84980 da vara criminal e condenou o réu Raimundo Rodrigues Cardoso por homicídio simples contra a vítima José Orlando. Segundo consta dos autos, o assassinato aconteceu no ano de 2016, após uma briga por um pen drive. O réu desferiu facadas contra a vítima usando uma faca de açougueiro.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT