::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
27/10/2017  - SC: STJ mantém decisão de levar a júri popular acusado por 3 mortes em acidente de carro
 
Diário Catarinense - Dagmara Spautz

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) que determinou júri popular para Lucas Spernau, acusado pela morte de três pessoas e por ter deixado uma mulher gravemente ferida em um acidente de carro em Balneário Camboriú em dezembro de 2009. O recurso, que tem como relator o desembargador Nefi Cordeiro, aguardava decisão desde 2014.

De acordo com o processo, Spernau estaria dirigindo em alta velocidade e com os faróis apagados quando bateu em um táxi, na esquina da Rua 2000 com a Terceira Avenida. O TJ-SC decidiu pelo júri popular em 2011, e confirmou a sentença dois anos depois.

O recurso que subiu ao STJ era da defesa de Spernau, que tenta derrubar o júri popular. O STJ entendeu que o acidente se encaixa na definição de "dolo eventual", quando o réu assume o risco de matar.

No entanto, os ministros não aceitaram a tese apresentada pelo advogado Samuel Silva, assistente de acusação, que pedia a inclusão de uma qualificadora - a do "perigo comum", que indicaria que o caso poderia ter colocado a coletividade em risco.

Nilton Macedo Machado, advogado de Spernau, informou que já apresentou um embargo de declaração - um novo recurso - ao STJ. Para a defesa, faltou a análise de alguns aspectos na decisão. Entre eles, a defesa alega que se trata de um crime de trânsito e, por isso, deveria ser julgado de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), e não pelo Código Penal.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT