::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
18/09/2017  - Enasp e Ministério da Assistência Social da Lituânia trocam experiências sobre proteção às mulheres vítimas de violência doméstica
 
CNMP

Na última quinta-feira, 14 de setembro, o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e coordenador da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP), Valter Shuenquener, reuniu-se com a especialista chefe da Divisão de Igualdade de Gênero do Ministério da Assistência Social da República da Lituânia, Aurelija Mineikaite, para tratar da experiência da Enasp na área de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.

A reunião faz parte do evento Diálogos Setoriais: União Europeia e Brasil, cuja fase internacional ocorrerá até 26 de setembro. Shuenquener coordena a delegação brasileira, composta pelo membro auxiliar da Enasp, Maurício Andreiuolo (MPF); o membro colaborador, Heverton Aguiar (MP/RO); a promotora de Justiça Mariana Bazzo (MP/PR) e o servidor Wilfredo Pacheco (CNMP). Na ocasião, o conselheiro apresentou os dados estatísticos obtidos por meio do Cadastro Nacional de Violência Doméstica e eles foram comparados com os números da Lituânia.

“O Cadastro Nacional de Violência Doméstica é uma ferramenta importante para a identificação das circunstâncias que envolvem a prática dos crimes de violência contra a mulher. Ele permite melhor direcionamento dos programas de proteção integral, além de fornecer aos pesquisadores dados inéditos sobre o tema”, explica Shuenquener.

Também participaram da reunião os especialistas da Divisão da Família e Comunidade, Tomas Milevicius e Daiva Juneviciene, além da chefe do Departamento de Relações Internacionais, Ieda Rutkauskaite.

Reunião com o secretário municipal de assuntos sociais de Vilnius

Na parte da manhã, a delegação visitou a Prefeitura de Vilnius, capital da Lituânia, instituição que financia projetos de organizações não governamentais de proteção integral das mulheres vítimas de violência doméstica por meio do acolhimento em abrigos e monitoramento das vítimas e agressores.

A delegação brasileira da Enasp foi recebida pelo diretor do Departamento de Assuntos Sociais do Município de Vilnius, Jonas Bartlingas, e a reunião contou com a participação de representantes da sociedade civil organizada.

Visita ao departamento de polícia da Lituânia

No mesmo dia, a delegação foi recebida pelos representantes do Departamento de Polícia da Lituânia, que destacaram a eficiência do trabalho do órgão no enfrentamento da violência doméstica contra a mulher e do monitoramento ativo das mulheres que estejam em situação de vulnerabilidade doméstica por meio de dispositivos eletrônicos e patrulhamento comunitário.

Na oportunidade, o diretor de polícia da Lituânia, Edvardas Silveris, destacou a preocupação da instituição policial com o fornecimento ao público de dados e estatísticas sobre o tema.

“A necessidade de promoção de uma transparência ativa das informações sobre violência doméstica também foi uma preocupação do CNMP ao aprovar a Resolução n° 135/2016, que tornou público os dados obtidos por meio do Cadastro Nacional de Violência Doméstica” diz Shuenquener.

Articulação institucional com o Moteru Informacijos Centras

As reuniões da delegação brasileira da Enasp foram articuladas em parceria com a ONG lituana Moteru Informacijos Centras, cuja missão é a prestação de suporte jurídico e de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica em Vilnius/Lituânia.

A advogada do serviço jurídico da organização, Rugile Butkeviciute, apresentou o plano de trabalho da organização à delegação brasileira, que envolve o acolhimento, a proposição de pleitos judiciais em favor das mulheres vítimas de violência doméstica e a elaboração de relatórios estatísticos.

Shuenquener apresentou um panorama dos projetos desenvolvidos no CNMP e destacou a experiência brasileira da Enasp em conferir maior agilidade na tramitação dos inquéritos que apurem violência doméstica por meio da aposição de selos e criação de grupos de trabalho temáticos pelas unidades do Ministério Público brasileiro.

“Esses resultados foram alcançados por um esforço conjunto entre os gestores da Enasp e o apoio imprescindível dos membros da Copevid/CNPG, o que resultou em uma tramitação mais célere dos feitos relativos à violência doméstica nos anos de 2015 e 2016.” diz Shuenquener.

Também participaram na articulação do projeto as diretoras Dovile Masalskiene e Jurate Seduikiene.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT