::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
15/08/2017  - CNMP e delegação da União Europeia no Brasil assinam declaração de enfrentamento à violência contra a mulher
 
CNMP

Nessa terça-feira, 15 de agosto, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) assinará, em cooperação com a Delegação da União Europeia no Brasil, declaração conjunta sobre o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. A assinatura ocorrerá na sede do CNMP, em Brasília/DF.

O ato contará com o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Rodrigo Janot; o embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho; e o conselheiro Valter Shuenquener (na foto à esquerda), que também é o idealizador do projeto financiado pela Iniciativa de Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil.

Segundo o documento, a Delegação da União Europeia no Brasil e o Conselho Nacional do Ministério Público se comprometem a depositar os melhores esforços no projeto “Cooperação União Europeia – Brasil para o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher”, na expectativa de evoluir continuamente para o progresso da humanidade.

“A inspiração para buscar experiências além-fronteiras foi consequência do sucesso das iniciativas coordenadas pelo CNMP, como no caso da ‘meta feminicídio’ e também do CNVD (Cadastro Nacional de Violência Doméstica)”, esclarece o conselheiro Valter Shuenquener.

Além do Brasil, participarão da interlocução países da União Europeia, como Lituânia, Itália e Portugal, com o objetivo de vislumbrar, absorver, replicar e divulgar boas práticas no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.

Meta Feminicídio

Desde a implantação da ‘meta feminicídio’ pela Enasp, o número de inquéritos policiais que investigam o crime hediondo no Brasil ficou reduzido pela metade. Já o Cadastro Nacional de Violência Doméstica e Familiar (CNVD), previsto na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), passou a funcionar em 2016 no CNMP em cooperação com as outras 27 unidades do Ministério Público brasileiro.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT