::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
28/06/2017  - TJ-MS: Modus operandi afasta condições favoráveis do réu em análise de HC
 
TJ-MS

Em sessão de julgamento, os desembargadores da 1ª Câmara Criminal denegaram, por unanimidade, habeas corpus em favor de O. de C., preso preventivamente sob a acusação de feminicídio e corrupção de menores. A defesa pediu a revogação da prisão cautelar sob a alegação de que não há motivos suficientes para manutenção da segregação.

De acordo com os autos, o paciente foi preso preventivamente no dia 17 de dezembro de 2016 pois, supostamente inconformado com a separação, teria contratado um adolescente para assassinar a ex-esposa, que morreu em consequência de dois disparos de arma de fogo em via pública, diante de uma testemunha ocular.

A defesa alega que não há motivos suficientes para a manutenção da prisão preventiva, uma vez que o paciente possui residência fixa, profissão certa e não pretende deixar de prestar contas à Justiça. Ressalta ainda que o paciente possui quatro filhos menores, sendo que uma está sob sua guarda e depende diretamente de seus cuidados.

Aponta ainda que não há indícios que em liberdade o acusado tentará contra a paz pública ou a ordem social e econômica, atrapalhará a instrução criminal ou frustrará a aplicação futura da lei penal. Sob esses argumentos, requer o deferimento da liminar para conceder a liberdade provisória ao paciente.

Busca a concessão definitiva da ordem ou, subsidiariamente, a aplicação de medidas cautelares diversas previstas no art. 319 do Código Penal ou ainda que a prisão preventiva seja convertida em domiciliar, nos termos do art. 318, inciso VI, do Código do Processo Penal.

Em seu voto, o relator do processo, Des. Geraldo de Almeida Santiago, decidiu pela denegação da ordem e explica que a prisão preventiva está devidamente embasada, pois o juízo singular fundamentou tal decreto com base nos elementos probatórios, fazendo juízo de periculosidade do paciente e não de culpabilidade.

Argumenta que tal periculosidade está fundamentada no modus operandi do crime, vez que supostamente o acusado teria contratado um menor para tirar a vida da sua ex-companheira e, em situações como esta, as condições pessoais favoráveis como bons antecedentes, primariedade, profissão definida e residência fixa não tem o poder de impedir a decretação da prisão preventiva. Além disso, não há comprovação de que realmente possui ocupação lícita e nem a existência de um endereço fixo.

Ressalta o relator que o paciente já deu indícios de que posto em liberdade pode vir a furtar-se da aplicação da lei penal, haja vista que após a ocorrência teria se evadido do distrito da culpa sendo encontrado na cidade de Pitangui (MG) meses após a expedição do mandado de prisão.

Aponta ainda que o fato de possuir a guarda da filha menor de 12 anos não comprova por si só que ela dependa diretamente dele para viver, uma vez que não é crível que, após sua fuga, a criança tenha permanecido sozinha ou mesmo tenha acompanhado o pai, então, pode-se concluir que a menor não tenha dependência exclusiva do genitor.

“Outrossim, não há situação nova, apta a descaracterizar a imprescindibilidade da prisão cautelar, a qual segue a cláusula rebus sic stantibus, de modo que, deve ser mantida, enquanto estiverem presentes os requisitos e pressupostos ensejadores de sua decretação. Pelas razões expendidas, com o parecer ministerial, denego a ordem, mantendo a custódia cautelar de O. de C.”.

Processo n° 1405219-09.2017.8.12.0000

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT