::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
09/05/2017  - Enasp realiza evento para divulgar diagnóstico sobre crimes de feminicídio
 
CNMP

Nesta quarta-feira, 10 de maio, a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) promove, no Plenário do Ministério Público do Estado do Ceará (MP/CE), em Fortaleza, evento para apresentação do diagnóstico referente aos crimes de feminicídio cometidos no Brasil de março de 2016 a março de 2017. O feminicídio é caracterizado como homicídio praticado contra a mulher por razões relacionadas à sua condição de sexo feminino.

O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Valter Shuenquener, que exerce o papel de coordenador da Enasp no CNMP, apresentará, aos convidados e gestores da Enasp, um mapeamento que mostrará como a questão do feminicídio está sendo enfrentada no cenário nacional. Serão apresentados dados, como números de inquéritos, denúncias e arquivamentos, além de um comparativo entre o período de março de 2015 a março de 2016 e o de março de 2016 a março de 2017.

O acompanhamento da evolução desses dados demonstra os papéis do CNMP e da Enasp de fomentadores da política de enfrentamento ao feminicídio, em um trabalho conjunto com os gestores da Enasp de cada unidade do Ministério Público brasileiro.

Entre os convidados estão o conselheiro do CNMP Otavio Brito e os membros auxiliares do Conselho; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Barroso Rios; a subprocuradora da República Ela Wiecko; a senhora Maria da Penha, cujo caso originou a Lei Maria da Penha; a representante da ONU Mulheres Wânia Pasinato; e a representante da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres Silvia Rita Souza.

Reunião de Trabalho da Enasp

Também no MP/CE, no dia 11 de maio, a Enasp realizará uma reunião de trabalho com o objetivo de aprimorar a gestão do Cadastro Nacional de Casos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Na reunião, os gestores da Enasp responsáveis pela alimentação do sistema debaterão como fazer para que os dados cheguem ao CNMP da melhor maneira possível.

O Cadastro Nacional de Casos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher foi instituído pela Resolução CNMP nº 135/2016.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT