::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
14/02/2017  - TJ-RO: Alegação de desistência do homicídio após início da agressão não afasta gravidade do crime e impede HC
 
TJ-RO

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia, por meio de seus desembargadores, negou o pedido de liberdade a Leonardo da Silva Araújo, acusado de tentar matar sua ex-esposa, Natalia Cristina de Azevedo Lucena, com vários de golpes de faca. O crime ocorreu no mês de dezembro de 2016, no momento em que a vítima saía de um evento festivo na cidade de Espigão do Oeste. A decisão colegiada foi unânime, nos termos do voto do relator, desembargador Daniel Lagos.

A defesa do acusado ingressou com habeas corpus na segunda instância (Tribunal de Justiça), onde pediu a liberdade provisória de Leonardo da Silva sob alegação de que o mesmo cometeu apenas lesão corporal e não o crime de tentativa de homicídio, uma vez que ele parou de golpear a vítima de livre e espontânea vontade. Caso o acusado quisesse matar teria prosseguido na empreitada criminosa.

Consta que a vítima estava numa festa onde o acusado, por ciúmes, começou a causar confusão com os amigos dela. Em face disso, a vítima deixou o local acompanhada de uma sobrinha e, ao pegar a sua motocicleta, o acusado, que a seguiu, obrigou-a descer de seu veículo e logo começou a golpeá-la. Da agressão resultou uma perfuração na mão, cinco nas costas e uma na região do pescoço. A consumação do crime só não aconteceu porque Natalia Cristina convenceu o agressor que voltaria a conviver com ele.

Para Daniel Lagos, “em que pese os argumentos defensivos, não vislumbro manifesta ilegalidade a ensejar a concessão da ordem, vez que encontram-se presentes a materialidade e indícios de autoria a embasar o decreto segregatório, notadamente, por se tratar de crime gravíssimo, praticado com requintes de crueldade e frieza, é imprescindível a medida para o acautelamento da ordem pública e proteção da integridade física e psíquica da vítima”, decidiu o relator.

O Habeas Corpus n.0000153-54.2017.8.22.0000 foi publicado no Diário da Justiça desta segunda-feira, 13.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT