::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
19/07/2016  - PR: Réu é condenado a 24 anos e seis meses de prisão por crime de feminicídio
 
MP-PR

O Tribunal do Júri de Chopinzinho, no Sudoeste Paranaense, condenou a 24 anos e seis meses de prisão um homem por feminicídio (violência praticada contra mulheres em razão de gênero). Foi o primeiro julgamento por esse tipo de crime realizado na comarca. O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Chopinzinho, atuou na acusação.

O crime ocorreu em outubro do ano passado. O réu matou a ex-companheira a facadas, na frente do filho da vítima – à época, o menino estava com 13 anos. Logo depois tentou suicídio.

Durante o julgamento, realizado em 14 de julho, o MP-PR requereu a condenação do acusado pelo crime de feminicídio, associado a outras duas qualificadoras. Pleitou, ainda, aumento de pena porque o crime foi praticado na presença de adolescente. Os jurados acataram todas as teses sustentadas pela Promotoria de Justiça, condenando o réu, que segue preso no Presídio Estadual de Francisco Beltrão, onde estava recolhido desde o dia em que cometeu o crime.

Feminicídio – Publicada em março de 2015, a Lei 13.104 alterou o Código Penal que passou a considerar como qualificado o crime de homicídio praticado contra a mulher em razão da condição do sexo feminino, o que ocorre em casos de violência doméstica e familiar, ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Desde então, o feminicídio é considerado crime hediondo.

Levantamento realizado pelo Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (Nupige) do MP-PR contabilizou 109 denúncias de crimes de feminicídio ajuizadas no Estado, do início da vigência da lei até março de 2016. De acordo com análise do órgão, ciúmes e inconformismo com o fim do relacionamento são as principais motivações dos crimes.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT