::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
02/02/2016  - TJ-MS: Presença de requisitos do 312 afasta HC mesmo com circunstâncias favoráveis ao paciente
 
TJ-MS

Os desembargadores da 2ª Câmara Criminal, por unanimidade, negaram o pedido de Habeas Corpus impetrado pela Defensoria Pública em favor de S.S.F., que aponta como autoridade coatora o Juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca de Sidrolândia.

Consta na denúncia que em janeiro de 2001, na cidade de Sidrolândia, o denunciado, por razões desconhecidas, sacou uma arma de fogo e, sem dar chances de defesa à vítima, deferiu-lhe um tiro na região estomacal, o que veio a lhe causar a morte. Após o assassinato o denunciado fugiu da cidade e ficou foragido.

A defesa do réu alegou que a denúncia foi recebida em 14 de abril de 2003 e, na mesma data, foi decretada a prisão preventiva do paciente, fundamentada na garantia da aplicação da lei penal em razão do acusado supostamente ter praticado o delito por motivo fútil e ter se evadido. Informou que em 14 setembro de 2015 foi cumprido o mandado de prisão, tendo sido requerida a revogação da prisão preventiva. O pleito foi indeferido sob o fundamento da garantia da instrução criminal e da aplicação da lei penal.

A defesa afirma estar evidente o constrangimento ilegal suportado pelo paciente, vez que não estão presentes os requisitos autorizadores da prisão preventiva, bem como é inaceitável que o paciente seja mantido preso pelas razões expostas há quinze anos. Alega ainda que o paciente é primário, possui trabalho lícito e residência fixa na Comarca de Nova Alvorada do Sul, requisitos indispensáveis para obter o benefício de liberdade provisória, assim como não estão presentes os requisitos que autorizam a prisão cautelar. Assim, em sede de liminar, requereu a concessão da ordem, mediante a expedição do respectivo alvará de soltura. No mérito, postulou pela confirmação dos efeitos da tutela de urgência.

A Procuradoria-Geral de Justiça opinou pelo conhecimento e denegação da ordem.

O relator do processo, Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques, constatou que após a ocorrência do delito de homicídio em janeiro de 2001, o paciente evadiu-se, não sendo encontrado para ser interrogado, o que justifica portanto, a decisão de primeiro grau que está fundamentada em dados concretos e encontra amparo no art. 312 do CPP em relação ao preenchimento dos pressupostos necessários, que evidenciam a necessidade de garantia da ordem pública, conveniência da instrução criminal e aplicação da lei penal.

Destacou ainda que as eventuais circunstâncias favoráveis do paciente, ainda que comprovadas, não são obstáculos para a manutenção da prisão em flagrante, se presentes os requisitos do art. 312 do CPP. “Diante de todas as circunstâncias apontadas, não há ilegalidade ou qualquer abuso a serem sanados, devendo ser mantida a custódia preventiva. Ante o exposto, com o parecer, denego a ordem”.

Processo nº 1415412-54.2015.8.12.0000

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT