::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
01/09/2015  - MP-PR promove curso sobre atuação no Tribunal do Júri
 
MP-PR

Nos meses de setembro e novembro, será realizado pelo MP-PR o curso “Promotoria do Júri”. Voltada a membros da Instituição, a capacitação será dividida em quatro módulos: “Medicina Legal”, “Balística Forense”, “Oratória Forense” e “Quesitos e nulidades no Júri – Estratégias de Plenário”. O objetivo consiste no aprimoramento da atuação perante o Tribunal do Júri, privilegiando-se exposições de casos práticos.

O curso será realizado somente na modalidade presencial. O primeiro módulo ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro e está com inscrições abertas. A promoção é do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, do Júri e de Execuções Penais e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, com apoio da Fempar e da APMP.

Módulos – O primeiro módulo (nos dias 11 e 12 de setembro) será ministrado pelo professor, médico e bacharel em Direito Carlos Ehlke Braga, legista do Instituto Médico-Legal e docente universitário, que falará sobre ”Medicina Legal”. Entre os conteúdos que serão abordados pelo professor estão questões relacionadas à causalidade médico-legal do dano e à tanatologia forense.

O segundo módulo ocorrerá em 25 e 26 de setembro. “Balística Forense” será o tema das aulas que serão ministradas pela professora Sonia Maria Bocamino Viebig, instrutora credenciada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública para cursos regulares e anuais de capacitação para profissionais da perícia e que, até setembro de 2014, dirigiu o Núcleo de Balística do Instituto de Criminalística de São Paulo.

O terceiro módulo, a ser realizado nos dias 6 e 7 de novembro, versará sobre “Oratória Forense” e terá como instrutora a professora Hélide Maria dos Santos Campos, pesquisadora e palestrante sobre a comunicação no discurso do júri.

Na última parte do curso (20 e 21 de novembro) serão enfocados os “Quesitos e nulidades no Júri – Estratégias de Plenário”. As exposições ficarão a cargo do promotor de Justiça Paulo Markowicz de Lima, que atua no CAOP Criminal, do Júri e de Execuções Penais do MP-PR, e do procurador de Justiça Marcelo Roberto Ribeiro, que atuou no Tribunal do Júri de Porto Alegre e é professor de Direito Penal.

Confira a programação completa na página do Ceaf. Clique aqui!

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT