::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
01/09/2015  - MT: Quatro índios da etnia Kayabi são condenados por homicídio qualificado
 
Agência Estado

Quatro índios da etnia Kayabi da região do Alto Xingu foram condenados pelo Tribunal do Júri da Comarca de Canarana (MT) por homicídio qualificado e ocultação de cadáver de um trabalhador braçal na saída de uma festa de peão no município de Canarana (823 km a leste de Cuiabá).

O crime ocorreu em 2004 em meio a uma briga durante exposição agropecuária a três quilômetros do centro da cidade. O julgamento foi realizado pela Justiça Estadual e não pela Justiça Federal porque o caso tratou de assunto afeto apenas a um pequeno grupo de índios, sem relação com interesses dos povos indígenas como um todo, o que caracterizaria competência federal.

De acordo com o juiz Alexandre Ceroy, da Primeira Vara da Comarca de Canarana, que conduziu a sessão do júri, os índios, réus confessos, contaram que a vítima os injuriou com xingamentos durante a festa. Segundo eles, a vítima disse que não gostava de índio, porque um parente seu teria sido morto por Xavantes.

No júri, os índios afirmaram que mesmo esclarecendo que não eram Xavantes e sim Kayabi, as ofensas teriam continuado. O grupo surpreendeu o homem a pauladas na saída da exposição. Os jurados concluíram que a forma com que ocorreu o crime foi considerada cruel, por isso o homicídio foi considerado qualificado.

Segundo o magistrado, o índio M.J.F.K. foi quem deu a ideia de ''acertar as contas'' com o homem com quem tinham discutido. Já T.K. foi quem deu os golpes de pedaço de pau na vítima. Os demais teriam tentado "segurar" a vítima e foram considerados co-autores por terem ocultado o cadáver. Eles jogaram o corpo no mato em uma chácara.

Condenados por homicídio qualificado e ocultação de cadáver, os índios Kayabi pegaram penas de prisão entre 10 anos e cinco meses e 15 anos e dois meses. Um deles não compareceu ao julgamento e está com prisão preventiva decretada. Os outros poderão recorrer em liberdade.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT