::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
13/04/2015  - Justiça julga 3,1 mil crimes contra a vida a partir desta segunda-feira
 
Agência CNJ de Notícias

A Justiça brasileira levará a júri popular, na próxima semana, os responsáveis por cerca de 3,1 mil crimes dolosos (quando há intenção) contra a vida. A expectativa é que a segunda edição da Semana Nacional do Júri, que começa nesta segunda-feira (13/4), supere os resultados da primeira edição, realizada em março de 2014. Na primeira mobilização nacional promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelos tribunais de Justiça, foram julgados 2.442 processos – a maioria relacionada a homicídios – em sessões do Tribunal do Júri em todo o país.

O conselheiro Guilherme Calmon representará o CNJ na solenidade de abertura da Semana promovida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), às 12 horas, no Palácio da Justiça do Rio de Janeiro. Calmon é o representante do CNJ na Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP), grupo interinstitucional de órgãos ligados à segurança pública que instituiu a Semana Nacional do Júri. A Justiça fluminense planeja realizar 151 sessões do Tribunal do Júri durante a Semana deste ano. Em 2014, 92 processos foram julgados durante os cinco dias da força-tarefa.

Às 16 horas, a conselheira Ana Maria Amarante participa da cerimônia de abertura da Semana Nacional do Júri no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), no Fórum de Brasília. Durante a solenidade, a Vara Criminal e Tribunal do Júri do Riacho Fundo, região administrativa localizada a cerca de 25 km de Brasília, será premiada com o Selo Ouro da Enasp, pelo bom desempenho apresentado pela unidade judicial no julgamento de crimes dolosos cometidos contra a vida, analisados no ano passado. Nesta edição da Semana Nacional do Júri, as varas do Tribunal do Júri do TJDFT agendaram 71 julgamentos. Na Semana de 2014, foram julgadas 59 ações penais.

Serviço:
Abertura da II Semana Nacional do Júri

TJRJ
Data: segunda-feira (13/4/2015)
Horário: 12 horas
Local: Auditório Desembargador José Navega Cretton, Palácio da Justiça do Rio de Janeiro. Rua Dom Manuel, s/n, 7º andar. Lâmina I. Rio de Janeiro/RJ.

TJDFT
Data: segunda-feira (13/4/2015)
Horário: 16 horas
Local: Auditório Sepúlveda Pertence, Bloco A do Fórum de Brasília, Térreo. - Praça Municipal, Lote 01, Palácio da Justiça. Brasília/DF.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT