::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
23/03/2015  - Paz em casa: MT bate recorde de sessões do Tribunal do Júri em campanha nacional
 
TJ-MT e TJ-MG

Mato Grosso é o estado que mais realizou sessões do Tribunal do Júri durante a campanha nacional Justiça pela Paz em Casa. Ao todo, foram 33 julgamentos de crimes dolosos contra a vida no período de 9 a 13 de março. Além disso, foram realizadas 1097 audiências e emitidas 2040 decisões em processos criminais de violência doméstica, 506 medidas protetivas e 767 sentenças.

“Os números superaram todas as nossas expectativas. Os nossos magistrados compreenderam a mensagem e souberam entender a dimensão e a importância desse trabalho pela paz. Agora estamos na torcida e confiantes de que a campanha se transforme em programa”, afirma a corregedora-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides Kneip.

A campanha foi idealizada pela ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e realizada pelo Poder Judiciário em parceria com entidades públicas e privadas. “A Justiça pela Paz em Casa mostrou que o Judiciário tem condições de oferecer a Justiça que a sociedade merece ter. Somos capazes de prestar a melhor jurisdição”, defende a ministra.

Um relatório das ações realizadas no Estado está sendo preparado para ser entregue à ministra Carmen Lúcia nos próximos dias. Para a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, líder da campanha e responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), a promoção da paz foi o grande diferencial. “Chega de punição, é o momento de buscarmos a paz nas famílias e combatermos a violência por meio de um trabalho mais social e mais humano”, avalia a desembargadora.

De acordo com a juíza auxiliar da CGJ Amini Haddad, o sucesso da campanha não se restringe à parte processual, mas sim às atividades desenvolvidas e às parcerias firmadas. “A Justiça pela Paz em Casa obteve grande proporção em Mato Grosso e as entidades parceiras foram fundamentais para esse sucesso. A campanha extrapolou as salas de audiência e foi para as ruas, onde foram desenvolvidas atividades de cidadania e valorização da mulher”, salienta a magistrada.

Dentre as principais ações realizadas no Estado estão o lançamento de cartilha sobre Guarda Compartilhada, distribuição de folder com informações sobre violência de gênero e orientações sobre como buscar ajuda, palestras e seminários sobre violência doméstica e alienação parental, ações de cidadania como emissão de documentos e inserção da mulher no mercado de trabalho, atendimentos psicológicos e dia de beleza para as mulheres vítimas de violência.

Para abrilhantar ainda mais a iniciativa, o Tribunal de Justiça e alguns parceiros se vestiram de verde. Diversos prédios de Cuiabá e do interior receberam iluminação especial na cor que simboliza a esperança, a família e a saúde. Entre os prédios iluminados estão a sede do TJ-MT, os fóruns da capital, de Peixoto de Azevedo e de Primavera do Leste, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Edição, Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg), Clínica Femina e Energisa Mato Grosso.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT