::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
27/11/2014  - TJ-MS: Não se exige para a pronúncia suporte probatório equivalente ao da condenação
 
TJ-MS

Por unanimidade, os desembargadores componentes da 2ª Câmara Criminal negaram provimento a um Recurso em Sentido Estrito interposto por D.C.S. contra a decisão que o pronunciou por homicídio qualificado (motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima) e determinou que fosse submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri.

Narra a denúncia que no período vespertino da data do ocorrido, a mãe da vítima, com quem o acusado convivia há aproximadamente um ano, saiu para trabalhar enquanto ele permaneceu na residência cuidando da criança, que contava com apenas um ano e nove meses de idade, oportunidade em que D.C.S. passou a fazer uso de bebida alcoólica. Mais tarde, o acusado resolveu dar banho na vítima e a levou até o banheiro, sendo que, quando a vítima estava próxima ao trilho do box, ele entrou no banheiro, escorregou e caiu por cima da criança, que acabou se machucando e começou a chorar.

O acusado ficou irado e passou a desferir tapas no rosto e costas da criança e, como se não bastasse, colocou-a de frente para a porta e desferiu um violento chute, de forma que a impulsionou cerca de um metro à frente, fazendo com que batesse contra uma mureta, caindo quase desacordada. Ele então limpou a criança e a colocou na cama, local onde acabou vindo a óbito.

O recorrente sustenta que teve que apresentar as alegações finais oralmente, em audiência; que não teve a oportunidade de realizar o laudo de insanidade mental e, por fim, pediu a exclusão da qualificadora do motivo fútil e a concessão da liberdade provisória.

Após rejeitar as preliminares, no mérito, o relator do processo, Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques, expõe que, para a pronúncia, é necessário um suporte probatório mais robusto, mas não equivalente ao conjunto probatório que se exige para a condenação e explica que a qualificadora deve ser admitida ou rejeitada acompanhando o que restou provado no curso da instrução criminal.

Na decisão de pronúncia, constou que a materialidade do crime está demonstrada pelo exame necroscópico e pelo exame no local de crime. Quanto a autoria, existem os depoimentos tanto do acusado, quanto da mãe da vítima, revelando a existência de indícios de que D.C.S. possa ser o autor do homicídio.

Quanto às qualificadoras, estas não estão totalmente afastadas dos elementos dos autos, devendo a questão ser apreciada pelo Tribunal do Júri, a quem cabe o exame dos fatos.

Quanto ao pedido de liberdade provisória, o Des. Luiz Gonzaga aponta que, de acordo com o art. 313 do CPP, a decretação da custódia preventiva em desfavor do acusado é perfeitamente cabível. No caso, as circunstâncias do crime, aliadas a outros elementos existentes na situação, são suficientes para indicar a gravidade da conduta praticada e a periculosidade do acusado, com possibilidade de voltar a delinquir, o que demanda a necessidade de que seja mantida a custódia cautelar.

Assim, em razão da gravidade da conduta do acusado e do clamor popular decorrente dela, a atuação imediata do Estado é indispensável, de modo a garantir a aplicação da justiça e atribuir uma resposta positiva à sociedade, fazendo desaparecer o sentimento de impunidade perante a população.

“Portanto pode-se verificar que na situação particular estão devidamente preenchidos os requisitos legais autorizadores da prisão preventiva, estampados no âmbito dos arts. 312 e 313, ambos do CPP. Diante do exposto, nego provimento ao recurso interposto”, votou o relator.

Processo nº 0013163-80.2013.8.12.0002

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT