::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
28/10/2014  - MT: Júri popular do ‘Caso Maiana’ é mantido
 
Janã Pinheiro - TJ-MT

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso , à unanimidade, manteve a sentença de pronúncia, mandando os acusados pelo assassinato da jovem Maiana Mariano, 16 anos, a júri popular. Os réus Rogério da Silva Amorim, mandante do crime, Paulo Ferreira Martins e Carlos Alexandre da Silva, sustentaram que tiveram os direitos de defesa cerceados nas alegações finais do processo, ingressando com o recurso.

Os desembargadores Paulo da Cunha (relator), Rui Ramos e Rondon Bassil rejeitaram a preliminar e, no mérito, desproveram os recursos. De acordo com o relator, caso os réus recorram da decisão de Segunda Instância, os recursos interpostos seguirão para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Caso contrário, a decisão retoma para a Primeira Instância para que o julgamento seja realizado.

O crime, ocorrido no dia 21 de dezembro de 2011, com requintes de crueldade, chocou a opinião pública. De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado (MPE), a garota foi vítima de um plano tramado por Rogério Amorim, com quem ela mantinha um caso extraconjugal.

A jovem foi atraída para uma chácara onde uma emboscava a esperava. Contratados por Rogério para matar Maiana, os acusados Paulo e Carlos Alexandre asfixiaram a jovem até a morte e depois colocaram o corpo no banco traseiro de um carro, onde levaram até a empresa de Rogério, no bairro Três Barras, para que ele comprovasse que o serviço tinha sido feito. Pelo crime eles receberam a importância de R$ 5 mil.

Após mostrar o corpo para Rogério eles seguiram em direção a Ponte de Ferro, onde fizeram escavações com picareta e pá e ocultaram o corpo da menor. A ossada da vítima e suas roupas foram localizadas no dia 25 de maio de 2012, próximo a Comunidade São Gerônimo.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT