::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
22/10/2014  - SC: Mentor intelectual do assassinato da ex-mulher recebe pena de 18 anos de reclusão
 
TJ-SC

A 3ª Câmara Criminal do TJ confirmou pena de 18 anos de reclusão, aplicada após sessão do Tribunal do Júri, a um homem que planejou e determinou a execução da ex-companheira, após o término de conturbado relacionamento. Por não aceitar que qualquer outro homem se aproximasse da mulher, o réu elaborou detalhado plano para dar cabo de sua vida, inclusive com a contratação de duas pessoas responsáveis pela execução.

Sempre segundo denúncia do Ministério Público, para se esquivar de eventual suspeita e criar um álibi, o homem viajou para outro Estado da Federação dois dias antes do crime. O processo revela ainda que, em 1983, o apelante também matou, a tiros, a ex-noiva, pelas mesmas razões do caso dos autos: ciúme. O desembargador Rui Fortes, relator da matéria, disse que, ao contrário do alegado pela defesa, há nos autos provas que, ligadas umas às outras, vinculam o recorrente ao homicídio em questão como mentor intelectual.

"A par dessas considerações, tem-se que a decisão dos jurados – que optaram pela tese acusatória – está em perfeita sintonia com a prova existente nos autos", finalizou. A defesa tentou, por todos os ângulos, demonstrar fragilidade probatória da autoria do crime para condenação tão alta, e requereu também a redução da pena. A decisão de manter a condenação por homicídio, qualificado por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa da vítima, foi unânime (Ap. Crim. n. 2014.029133-6).

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT