::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
19/09/2014  - GO: Motorista embriagado que matou criança é condenado por júri popular
 
TJ-GO

Em Júri Popular realizado nessa quinta-feira (18), em Caiapônia, o motorista José Carlos Barbosa de Oliveira foi condenado por dirigir alcoolizado, atropelar e matar uma criança de quatro anos. Ele, ainda, fugiu do local do acidente sem prestar socorro. A juíza da comarca, Gabriela Maria de Oliveira Franco (foto), fixou pena de sete anos de reclusão pelo homicídio, e de seis meses de detenção pela embriaguez ao volante. O réu também teve a carteira de habilitação suspensa e está proibido de dirigir por cinco anos.

O Júri reconheceu o dolo eventual, não aceitando a tese da defesa para desclassificação do crime para homicídio culposo, isto é, quando não há intensão de matar. Segundo a magistrada, “as consequências dos atos do réu foram graves, devido ao abalo sofrido pela família da vítima. O comportamento da criança, em momento algum, fomentou a conduta criminosa”.

O acusado reconheceu em juízo que tinha ingerido bebida alcoólica, contudo a pena não foi diminuída pela confissão, em razão do entendimento do Superior Tribunal de Justiça, que o atenuante não pode levar à fixação da pena-base abaixo do mínimo legal, que é de seis meses.

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT