::Confraria do Júri::

 
 

 

      

Enquete

Você é a favor da ampliação da competência do Tribunal do Júri para outros crimes seguidos de morte?
 
Sim, para qualquer crime doloso seguido de morte.
Sim, com exceção do estupro seguido de morte.
Não. A competência do Tribunal do Júri deve permanecer a mesma.
Não tenho opinião formada.

 
Ver resultados
 
  
  
     Notícias
 
19/09/2014  - AL: Acusado de matar procuradora aposentada vai a júri popular
 
TJ-AL

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas manteve, por unanimidade de votos, pronúncia de Flávio Alves de Amorim, acusado pela morte de Ana Shirley Macedo Falcão, ex-delegada federal e procuradora aposentada do estado de São Paulo, no dia 19 de dezembro de 2009, no loteamento Sauaçuhy, em Ipioca. De acordo com a denúncia, a vítima teria sido assassinada com golpes de faca, lâmina de enxada e banco de madeira.

Ana Shirley Macedo vivia em São Paulo e vinha a Maceió para passar temporadas em sua residência em Ipioca e, segundo testemunhas de acusação, no dia anterior ao assassinato foi vista em companhia de Flávio Alves de Amorim, a quem o Ministério Público estadual atribui atos de prostituição.

Por outro lado, testemunhas de defesa afirmaram que na data do crime Flávio de Amorim esteve a todo momento em sua casa, em Marechal Deodoro, saindo apenas para pagar uma conta e retornando em seguida. Seu ex-companheiro testemunhou, ainda, que o réu não possui moto e não sabe manusear este tipo de veículo, contestando testemunho de que a moto do acusado estaria na garagem da vítima.

Insatisfeito com a denúncia apresentada pelo MP/AL, o acusado alegou no recurso, de relatoria do desembargador Fernando Tourinho, a ausência de provas que demonstrem indícios suficientes de autoria, pleiteando sua despronúncia.

Fernando Tourinho destacou, em análise ao pedido, que dos depoimentos colhidos tem-se, de um lado, uma testemunha que reconhece o réu como sendo o indivíduo que esteve na casa da vítima dois dias antes do descobrimento de seu óbito e, do outro lado, seu ex-companheiro afirmando que no referido dia o acusado esteve o tempo todo ao seu lado e que jamais conheceram a vítima.

Diante dos argumentos, o desembargador esclareceu que através de quebra de sigilo telefônico foi possível constatar diversas ligações da vítima para o celular do ex-companheiro do réu, havendo elementos probatórios que satisfazem a presença dos suficientes indícios de autoria do crime em questão.

“Em que pese a exposição de duas versões diametralmente antagônicas, observa-se que há indícios suficientes para autorizar a submissão do recorrente ao Tribunal do Júri. Diante de tais razões, observa-se que a Sentença de pronúncia não merece qualquer reparo, cabendo ao Júri, por meio da soberania que lhe é própria, julgá-lo”, concluiu o desembargador.

Matéria referente ao Recurso em Sentido Estrito nº 0501742-57.2009.8.02.0001

Voltar


comente/critique essa matéria

 

 Confraria do Júri - Rua 6, s/nº, CPA - Cuiabá/MT